Corpo Mortal x Corpo Espiritual

L. Roberto Silvado

Você acha correto que um cristão seja sepultado com dois bons olhos, dois bons rins, um bom coração, etc.? Você doaria seus órgãos para que após a sua morte alguém pudesse viver uma vida melhor? Ou voltar a viver? O que fazer com o corpo dos mortos não é um assunto muito debatido em nossa sociedade. Na realidade a maioria das pessoas evita falar sobre a morte. Durante a Páscoa pensamos na morte e ressurreição de Jesus e de todos aqueles que nele crêem. É aqui que a maioria dos cristãos têm dúvidas quanto à doação dos seus órgãos. A pergunta mais comum é: “E quando Jesus voltar, como o meu corpo vai ressuscitar?” É uma pergunta pertinente pois a Bíblia fala sobre a ressurreição dos corpos. A idéia de uma alma sem corpo flutuando pelo Céu por toda a eternidade não é bíblica. A Palavra de Deus é muito clara quanto à vida após a morte e vida com alguma forma de corpo. O Cristo ressurreto mostrou um corpo ao Tomé cheio de dúvidas!

“Põe aqui o seu dedo e veja as minhas mãos. Estenda a mão e ponha no meu lado. Pare de duvidar e creia.”
Bíblia, livro de João, capítulo 20 verso 27

O túmulo vazio comprova a ressurreição corpórea de Jesus. E é uma das verdades básicas da fé cristã.

“Se vive em vocês o Espírito de Deus, que ressuscitou Jesus, então aquele que ressuscitou Jesus Cristo dará também vida aos seus corpos mortais.”
Bíblia, livro de Romanos, capítulo 8 verso 11

Todos os que estamos “em Cristo” viveremos eternamente com corpos que poderão ser vistos e tocados. Corpos que não estarão sujeitos às enfermidades ou ao envelhecimento.

“Pois será assim quando os mortos ressuscitarem. Quando o corpo é enterrado, é feio e fraco; mas quando ressuscitar, será bonito e forte. Quando é enterrado, é corpo material; mas quando ressuscitar, será corpo espiritual.”
Bíblia, livro de I Coríntios, capítulo 15 versos 42 a 44

Aleluia! O velho corpo mortal transformado pelo poder de Deus em um novo corpo espiritual. Aqui volta a pergunta – “Como o meu corpo poderá ser ressurreto à semelhança do corpo de Jesus, se partes dele estiverem implantadas em outras pessoas?” Eu realmente não faço a menor idéia de como Deus faz a ressurreição dos corpos. Mas uma coisa a Bíblia deixa bem clara – Deus nos criou do pó da terra, e tem poder para recriar-nos do pó da terra mesmo que “nosso pó esteja espalhado pelos quatro cantos da terra”. Afinal, Ele não é Deus? E quem morreu no mar? Teve um dos seus membros amputados? Você já parou para pensar quantas pessoas através da história da humanidade (guerra, terremotos, enchentes) tornaram-se pó, e pó espalhado, independente de como foram sepultados?

“Pois tanto um como o outro irão para o mesmo lugar, isto é, o pó da terra, tanto um como o outro vieram de lá, e voltarão para lá.”
Bíblia, livro de Eclesiastes, capítulo 3 verso 20.

Hoje celebramos a realidade da vitória da Vida sobre a Morte! Hoje celebramos a certeza da Vida Eterna com novos corpos, corpos glorificados! Expressemos esta certeza fazendo com que os nossos corpos mortais sejam instrumentos que comprovem o nosso amor ao próximo mesmo após a nossa morte.

Considere a possibilidade de autorizar a utilização das suas retinas para que alguém veja; dos seus rins para libertar o seu próximo da hemodiálise; do seu coração para dar vida a um paciente cardíaco. O Cristo, que ressuscitou no terceiro dia nos desafia a manifestar a nossa fé através de atos de amor.

“Portanto a fé é assim: Se não vier acompanhada de ação é coisa
morta em si mesma… Eu vou lhe mostrar fé
por meio das minhas ações.”
Bíblia, livro de Tiago, capítulo 2 versos 17 e 18.

Texto Bíblico Utilizado: João 20:27