L. Roberto Silvado

Uma história interessante tem sido contada ao longo dos séculos sobre a reforma da Catedral Anglicana de São Paulo em Londres. Sir Christopher Wren era o responsável pela grande reforma que a tornaria na catedral famosa até os dias de hoje. Segundo historiadores um dia ele foi até a obra disfarçado como uma pessoa comum para conversar com aqueles que trabalhavam na obra.

Ele caminhava perguntando aos homens o que eles estavam fazendo. Um deles respondeu: “Estou cortando uma peça de mármore.” Outro disse: “Estou trabalhando para ganhar uns trocados. Mas, um outro homem tinha uma percepção muito diferente acerca do que ele estava fazendo e por isto respondeu: “Eu estou ajudando a construir uma grande catedral para a glória de Deus.”

Que contraste na atitude, motivação e percepção destes operários. Ter a motivação certa para fazer o que fazemos é muito importante.

Estamos próximos ao Dia dos Pais. Se alguém perguntasse o que você está fazendo como pai do seu filho ou da sua filha qual seria a sua resposta? Você diria:  “Estou pagando as contas para eles terem um teto sobre a cabeça, roupa no corpo e comida na mesa!”. Quem sabe sua resposta seria: “Estou aturando suas malcriações até que cresçam e saiam de casa!” Alguns pais sinceramente teriam de dizer: “Eu estou me realizando nos meus filhos incentivando-os a fazer tudo o que eu não fiz na minha juventude.”

Mas, felizmente muitos pais que eu conheço diriam: “Eu estou preparando meus filhos para a vida, quero que desenvolvam todo o potencial que Deus lhes deu individualmente, ensinando-os a amar a Deus de todo o coração e ao próximo como a si mesmos.”

Que contraste entre estes pais. Alguns gastam toda a sua energia para prover as necessidades materiais e ignoram que seus filhos tem necessidades emocionais e espirituais. Outros estão interessados apenas em que os filhos se sintam felizes na juventude como se a vida fosse um grande parque de diversões.

Quando o sábio escritor do livro de Provérbios nos diz “Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles.” Ele está nos falando de sermos pais que tem a convicção de que a paternidade é uma tarefa muito maior e muito mais digna do que prover as necessidades materiais, do que fazer nossos filhos felizes. A paternidade verdadeira é uma grande missão. Como aquele operário via “… uma grande catedral para a glória de Deus.” na agitação de um canteiro de obras eu e você somos desafiados e ver com os olhos da fé grandes homens e mulheres surgirem porque nós os preparamos para a vida ensinando-os amar a Deus e ao próximo.

Você aceita o desafio?

Texto Bíblico Utilizado: Mateus 22:37,38 ; Provérbios 22:6