L. Roberto Silvado

Historiadores citam cinco razões para a queda do grande Império Romano:

Diminuição do valor e dignidade da família. Aumento de impostos e má utilização do dinheiro público. Atração por esportes exagerada, particularmente pelos mais agressivos. Aumento do poderio armamentista quando o inimigo real da nação é a decadência do povo. Decadência da religião com a fé sendo reduzida a mero formalismo.

Em contrapartida podemos dizer que existem cinco razões para o fortalecimento de uma nação:

Valorização da família como célula básica da sociedade. Redução de impostos e utilização responsável do dinheiro público em favor do povo. Atração por esporte como atividade de lazer e não como válvula de escape para agressividade. Resgate da dignidade dos cidadãos através da satisfação das suas necessidades básicas. Fortalecimento da experiência com Deus permitindo a Sua intervenção na vida do indivíduo e da sociedade.

A pergunta que deve ser feita durante os preparativos para as eleições deve ser “Como posso usar e garantir a minha liberdade?” Certamente durante estes dias você estará ouvindo propostas de candidatos e partidos. Ser liberto politicamente significa usar o dever do voto com dignidade e consciência. Isto exigirá algum esforço em conhecer, perguntar, se informar para usar o seu voto com liberdade de escolha. Na hora de decidir em quem votar, quais devem ser os compromissos mínimos a buscar? Deixe-me sugerir quatro dimensões do compromisso de qualquer candidato comprometido com uma sociedade que dignifica os que a ela pertencem .

1. Dimensão econômica – Compromissos com uma melhor distribuição de renda no País. “Não estou querendo aliviar os outros e pôr peso sobre vocês. Desde que vocês tem bastante agora, é justo que ajudem os que estão necessitados. Então, quando vocês precisarem, e eles tiverem bastante, aí eles poderão ajudá-los. Assim todos são tratados igualmente.”

2. Dimensão social – Compromissos com uma ordem social justa que alcance as crianças e adolescentes. “Bem-aventurado os que tem fome e sede de justiça, porque serão fartos.”

3. Dimensão cultural – Compromissos com a garantia de acesso à educação como fator de desenvolvimento humano integral. “… e conhecerão a verdade e a verdade os libertará.”

4. Dimensão política – Compromissos com a ampliação do espaço democrático com vista a uma responsável gestão do bem comum. “…porque não há autoridade que não proceda de Deus (…) visto que a autoridade é ministro de Deus para o bem comum.”

Durante a preparação para as eleições peça a Deus sabedoria para exercer os direitos que a liberdade política lhe concedem de maneira a melhorar a sociedade onde vivemos. Deus está interessado em como você participa do processo democrático!

Texto Bíblico Utilizado: 2 Corintios 8:13-15; Mateus 5:6; João 8:32 e Romanos 13:4