Márcio Tunala

O Dr. Robert Schüller em um de seus livros contou a história de dois soldados americanos, que, por serem de origem hispânica, eram muito ligados à família, em especial à mãe. Eles foram deslocados de Los Angeles, onde serviam e sua família residia, para um batalhão na Califórnia, longe da mãe. Dias depois da transferência ambos escreveram para a mãe. O primeiro dizia: “Mãe, o lugar onde estou é horrível, tem lama, sapos e insetos nojentos. É muito difícil viver aqui.” O outro, porém, escreveu: “Mãe, estou com saudade da senhora e de todos em casa. O lugar aqui é muito bonito, com um céu azul profundo, pontilhado de estrelas. Há lama, quando chove, mas o luar é sempre belo.”

Otimismo é a disposição para encarar as coisas pelo seu lado positivo e esperar sempre por um desfecho favorável, mesmo em situações muito difíceis. Se existe uma virtude preciosa é esta, enxergar graça em meio a desgraça, ser feliz quando as circunstancias são desfavoráveis, sorrir em meio as crises e dificuldades.

Conheci algumas pessoas que tem esta característica, não que elas nunca fiquem tristes, ou experimentam fracassos. O o caso é que elas conseguem enxergar um pouco mais a frente do que os outros. Não existe nada mais complicado do que pessoas negativas – ficar perto delas é sofrível. Hebreus diz que: “Sem é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam”. Eu não sei como você avalia sua vida, mas recomendo que você procure centrar nas coisas boas, nos valores e princípios de sua família e não nos defeitos. Nunca deixe de lutar pelas mudanças necessárias em sua vida e também na vida das pessoas que você ama. Sempre tenha olhos para enxergar as atitudes positivas e admiráveis dos outros, considere os benefícios de trabalhar onde trabalha mesmo que esteja sonhando com oportunidades melhores na sua carreira. Nunca deixe de sonhar e de planejar maneiras de conquistar seus sonhos, jamais caia na armadilha de não reconhecer o que tens recebido e as oportunidades que existem diante de ti. Os olhos da fé enxergam absurdamente mais. E jamais esqueça que Deus tem planos que são bons perfeitos e agradáveis para sua vida. A fidelidade de Deus é inquestionável. Quando cremos assim, nossa cosmovisão é muito diferente e nosso otimismo é absolutamente coerente.

“Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.”

Texto Bíblico Utilizado: 1 Coríntios 2:9