Richard Haan

Pesquisadores de uma Universidade americana fizeram um teste, em cooperação com a Marinha americana. O objetivo era o de descobrir como o tom da voz afetava os marinheiros, quando recebiam ordens. As experiências demonstraram que a maneira como se fala a uma pessoa determinava em grande parte o tipo de resposta que ela daria.

Por exemplo: quando se falava a um indivíduo com voz calma, ele respondia de forma semelhante. Mas quando se gritava com ele, a sua resposta vinha no mesmo tom forte. Isso acontecia quando havia comunicação face a face, por meio de um intercomunicador ou pelo telefone.

Este estudo me lembra do que diz a Bíblia, no livro de Provérbios, capítulo 15 verso 1, que afirma: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”. O que dizemos e como o dizemos não somente faz a diferença na reação que recebemos, mas também determina se o resultado vai ser um conflito ou a paz. Muitas discussões poderiam ser evitadas e situações de tensão mais relaxadas, se praticássemos a verdade deste versículo.

Da próxima vez que alguém falar a você num tom violento ou com raiva, reverta a tendência, expressando mansidão, tranquilidade de espírito e preocupação amorosa. Como uma resposta amorosa pode fazer diferença nos nossos relacionamentos.

Texto Bíblico Utilizado: Provérbios 15:1