Hedy Silvado

reclamacao-reclamacaoVocê conhece gente que está sempre reclamando e murmurando? Você nem se atreve a perguntar-lhes como estão porque só vão falar de como sua vida está horrível, de como eles estão se sentindo mal e sobre as tantas pessoas que os odeiam.

Provavelmente você já teve uns dias assim. Você remói tudo de mal que lhe fizeram, e reclama dos planos que não deram certo. Você pode acusar Deus de ter se esquecido de você, ou culpá-lo por tudo de ruim que há na sua vida.

Davi, o salmista, fez a mesma coisa. Ele perguntou a Deus: “Até quando te esquecerás de mim, ó Senhor? Para sempre?” (Bíblia, livro de Salmos, capítulo 13 verso 1). Este é um salmo de lamento. Davi foi honesto com Deus dizendo o que sentia. Na sua impaciência ele fez algumas perguntas difíceis para Deus. Davi não escondeu nada de Deus, inclusive o sentimento de que Deus estava propositalmente longe dele.

Deus espera tal honestidade de nossa parte, pois ele conhece nossos pensamentos, nossos sentimentos, e nossos desejos. Deus não quer que nos escondamos atrás de bravatas e palavras duras. Por outro lado, Ele não quer que sejamos reclamadores compulsivos. Ele está bem consciente do que precisamos e dos planos tem para nós.

Davi descobriu isto, pois ele fez pedido a Deus no verso 3: “Ó Eterno, meu Deus, olha para mim agora e responde-me. Dá me forças novamente para que eu não morra”, e então lembrou-se do fiel amor de Deus no verso 5: “Mas eu confio no teu amor. O meu coração ficará alegre, pois tu me salvarás”. No final do Salmo 13, Davi estava louva a Deus por sua bondade: “Cantarei hinos ao Deus Eterno porque tem sido bom para mim”.

Este salmo é um bom modelo para pessoas que têm a tendência de reclamar ou que sentem que Deus se afastou delas. Davi, que passou por tempos muitos difíceis, foi honesto com Deus sobre seus sentimentos. Ele pediu uma resposta a Deus, colocou sua confiança nele com relação aos resultados e acabou louvando a Deus.

Pense em Davi na próxima vez que orar. Lembre-se de sua honestidade com relação as suas dificuldades, mas também lembre-se de colocar sua confiança em Deus que controla tudo, que sabe tudo e que te ama.

REFLEXÃO: Pelo que você é mais grato a Deus em sua vida? Você tem dificuldade de dizer a Deus quais são suas dúvidas e falar dos problemas que está enfrentando, de expor seus sentimentos? Se você é negativo com relação a Deus, como você pode mudar sua perspectiva?

Se você parar para pensar, verá que tem muito mais para agradecer do que para reclamar!

Tenha um dia de “ação de graças”!

Um abraço

Texto Bíblico Utilizado: Salmos 13:1