Os Dez Mandamentos

L. Roberto Silvado

Os Dez Mandamentos refletem o caráter de Deus.

No primeiro mandamento aprendemos sobre a essência da vida: adorar a Deus e a Deus apenas – “Não terás outros deuses além de mim.” Muitos ao lerem esse mandamento pensam em idolatria. Porém, a idolatria não é tratada nesse mandamento, ele vai além de se fazer ídolos. O primeiro mandamento trata do equilíbrio interior de cada um. O pecado causa o desequilíbrio levando ao exagero, colocando outras coisas ou pessoas no lugar de Deus. É necessário que nossa essência esteja ajustada. Quando Deus é prioridade na nossa vida as demais coisas se encaixam no lugar certo. “Onde estiver o seu tesouro aí estará o seu coração”.

O que é um “deus”? É algo ou alguém que está no centro da sua existência. Uma pessoa egocêntrica tem a si mesma como deus. Tudo funciona em torno dela, que não admite a necessidade ou o direito do próximo. Na sociedade atual de entretenimento o lazer tem se transformado em deus de muitos. Transformaram o lazer na essência de sua existência.

Há pessoas que fazem do dinheiro o seu deus. Outros adoram o esporte… sempre vivemos em função do nosso deus.
É comum na juventude, fase em que se descortina um universo de oportunidades, a ênfase aos prazeres da vida. A nossa sociedade “vende” muito bem a ideia hedonista, estimulando o desejo de vivermos intensamente tudo o que a vida oferece, sem perder nada a qualquer custo. Os sonhos e as ambições profissionais assumem uma dimensão muito forte no jovem adulto. Ambição não é errada, enquanto não assume o lugar de Deus. Viver somente para alcançar estes alvos também é quebrar o primeiro mandamento. Na meia idade o adulto busca a segurança (poupança, bom salário, casa própria, seguro, aposentadoria etc.) e a estabilidade. O querer experimentar tudo da juventude contrasta agora com o que fazer com o que já conheço. Na terceira idade não falamos do hoje ou do amanhã, com facilidade ficamos presos ao passado glorioso ou ao remorso pelo que se fez ou pelo que poderia ter sido. Isto pode nos levar a um discurso profundo e marcante de fé ou nos tornar ateus na prática. Enquanto estamos vivos lutamos com esse mandamento.

Quem é ou o que é o seu Deus? O que ocupa o centro de sua atenção? O que acontece na sua alma, mente e coração que o impede de amar a Deus de toda a sua alma, força e coração? O apóstolo Paulo declarou este propósito para a vida da seguinte maneira: “Para mim o viver é Cristo”. Confesse agora que Jesus é Senhor e Salvador da sua vida e você conseguirá cumprir este mandamento porque o Espírito Santo de Deus o capacitará.  Nós devemos adorar a Deus e somente a Deus. Jesus é a razão da nossa existência. “Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.” Esta é a única maneira de encontrarmos uma vida cheia de significado e propósito!

Você quer esta vida?

Texto Bíblico Utilizado: Êxodo 20:3; Mateus 6:21; Filipenses 1:21; Gálatas 2:20