L. Roberto Silvado

Uma estação de rádio de uma cidade no interior tinha diariamente o horário em que as mortes das últimas 24 horas eram anunciadas. Um dia, logo após a costumeira música que abria o programa, o radialista anunciou: “Lamentamos informar que nas últimas 24 horas não tivemos nenhum falecimento em nossa cidade”. Um silêncio se seguiu porque assim que as palavras saíram da sua boca o radialista percebeu que tinha falado alguma coisa errada. Eu conheço alguém que ao chegar a um velório ficou tão desconcertado que apertando as mãos da viúva disse: “Meus parabéns! Muitas felicidades!”

Na realidade vivemos em uma sociedade que nega a existência da morte e por isto mesmo faz com que encontrar-se com a morte se transforme em uma experiência traumática. A fé cristã valoriza a vida como um presente precioso que recebemos de Deus e que deve ser preservado. Jesus disse: “Eu vim para que tenham vida e vida completa!”

A mesma fé cristã nos ensina sobre a realidade da morte como parte integrante da vida. É impossível viver sem morrer! Só morre quem está vivo! Esta é a única certeza que tem aquele bebê que acabou de nascer e está no berçário da maternidade. Ele não sabe se terá pais amorosos, se poderá ir à escola, se viverá até a terceira idade, se viverá uma vida saudável. Mas uma coisa ele e todos nós sabemos – um dia ele morrerá. É por isto que a melhor maneira de nos prepararmos para a vida é estarmos preparados para a morte. É por isto que “é melhor ir a uma casa onde há luto do que ir a uma casa onde há festa, pois onde há luto lembramos que um dia também vamos morrer. E os vivos nunca deve, se esquecer disso.”

Isto não tem nada a ver com uma postura mórbida com relação à vida. Não precisamos falar de morte todo o tempo mas temos que viver com a liberdade resultante da certeza de que mesmo ao encontrar a morte Deus estará conosco.

Você tem vivido com esta liberdade? Conhecendo a nossa necessidade Jesus afirmou: “Não fiquem tristes nem preocupados. Confiem em Deus e confiem também em mim. Na casa do meu Pai há muitos cômodos, e eu vou preparar um lugar para vocês.”

Você tem a certeza de que os seus pecados já foram perdoados? De que ao vencer a morte Jesus abriu a possibilidade para que todo aquele que nele crê possa vencê-la também? Jesus afirmou: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. “

Negar a morte não faz com que ela deixe de existir. Ela continua existindo, escondida com todos os seus medos e dúvidas, no mais profundo do nosso coração. Aceitar a realidade da morte e buscar em Jesus a certeza de vida eterna com Deus fará com que você possa viver a vida com uma alegria que é eterna!

Faça agora mesmo uma prece pedindo que Deus inunde a sua vida com a certeza de que a morte não precisa ser temida. Por que “se você declarar com os seus lábios: ‘Jesus é o Senhor’ e no seu coração crer que Deus o ressuscitou, você será salvo.”

Texto Bíblico Utilizado: João 10:10; Eclesiastes 7:2; João 14:1,2;11:25; Romanos 10:9