Hedy Silvado

Passamos por uma experiência difícil nestas últimas semanas quando nossas janelas da frente de casa foram quebradas, primeiramente com rojões e depois à pedradas. A sensação de impotência diante dos atos repetidos e de invasão de privacidade (pois esperavam que todos nós saíssemos de casa antes de praticar tal ato de vandalismo; estavam realmente “de olho na gente”), tomou conta de mim. Fiquei muito zangada, indignada mesmo. “Por que isto, Senhor?” – perguntei várias vezes a Deus. “Como o Senhor permite que isto aconteça?”

Confesso que a revolta tomou conta de mim. Cheguei até a temer que eu visse quem estava fazendo aquilo, pois creio que eu seria capaz de revidar… A polícia não pôde fazer nada, já que não tínhamos um suspeito; nem queixa formal pudemos fazer! Víamos apenas o estrago, mas não quem o estava causando.

Seria isto puro vandalismo ou uma vingança, algo contra alguém aqui de casa? Pensando em descobrir quem estava nos atacando, montamos uma câmera escondida e não deixamos mais a casa sozinha. Até uma amigo veio ficar aqui dentro de casa, vigiando por trás das cortinas prá ver se “pegava” alguém. Desde então nada mais aconteceu.

Após o segundo ataque, compartilhei com várias pessoas o nosso problema e pedi orações. Comecei a sentir uma paz muito grande e como se houvesse um “escudo invisível” ao redor de minha família. Textos bíblicos começaram a vir a minha mente: “O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma….Eis que não cochila, nem dorme o guarda de Israel.” (Salmos 121:7 e 3). A certeza de que Deus estava conosco mesmo no meio daqueles ataques, que ele não estava alheio ao nosso sofrimento me trouxe muito conforto.

Os textos, as orações, o apoio dos amigos fez com que minha atitude mudasse. Comecei a orar pelas pessoas que estavam fazendo mal contra nós, pedindo que Deus tivesse misericórdia delas e que os fizesse pensar no que estavam fazendo, levando-os a parar. A minha pergunta passou a ser: “Por que não eu, Senhor? Se eu tenho a fé para me sustentar… Não tenho eu mais estrutura do que muitas pessoas para suportar e sair vitoriosa de tudo isto?” Jesus disse: “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16:33)

Jesus tem me sustentado a cada dia e desta experiência difícil (e cara – consertar os vidros quebrados) estou saindo fortalecida na fé. Também me conscientizei de que o fato de tentarmos viver uma vida reta (diante de Deus e dos pessoas) não nos imuniza contra as “aflições”. Se assim fosse, “os bonzinhos” não teriam seus carros roubados, não sofreriam acidentes, não perderiam o emprego…

Assim como o sol e a chuva vêm sobre justos e injustos, também vêm os problemas. O que faz diferença é a maneira como eu os enfrento e a lição de vida que eu tiro deles.

Lembremo-nos: Com Cristo é vencer ou vencer!