Guilherme Falcão

Michel, meu filho, quando tinha cerca de dois anos de idade, costumava ao tropeçar em qualquer objeto que estivesse a sua frente, ficar bravo e esmurrar o objeto. Eu achava muito engraçado o que ele fazia e também fazia de conta que ficava bravo e esmurrava o que aparentemente causou-lhe a queda. Certo dia, porém, parei para pensar e verifiquei que ao fazer isto estava incentivando-o a não ter responsabilidade sobre o seu modo de andar. Daí em diante, quando ele tropeçava, eu mostrava-lhe que não fora o objeto que fizera ele tropeçar e sim ele, ao não prestar atenção por onde andava; aos poucos ele foi sendo mais atento ao modo de como andava e evitou assim cair freqüentemente.

Big ChecklistParece que nós muitas vezes, estamos atribuindo ao governo, empresários, pais ou familiares, Igreja, cônjuge, irmãos, filhos, ou a quem quer que seja, a responsabilidade por coisas desagradáveis que acontecem conosco. É verdade que algumas vezes não somos culpados de algumas coisas que acontecem mas, é verdade também, que precisamos aprender a nos responsabilizarmos pelo o que acontece dentro do nosso âmbito de responsabilidade, para assim assumirmos uma atitude madura diante da vida.

Já ouvi crianças e adolescentes dizerem que não querem crescer porque a vida adulta é cheia de responsabilidades. No Brasil onde temos o jeitinho brasileiro para quase tudo, sem perceber estamos algumas vezes incentivando a irresponsabilidade desde as crianças até aos idosos.

Há um ditado que diz que a verdade dói. Creio que isto também tem contribuído para que não seja incentivado o dizer a verdade. Percebo, como psicoterapeuta, que muitas vezes é o modo como se diz a verdade que fere, magoa ou incentiva a ira, e não o dizer a verdade em si. Pois a pessoa, ao aprender o como se diz a verdade, e como se comunicar melhor, se torna alguém que não só se comunica melhor consigo e com o meio onde vive, mas, que também se torna muito mais responsável por sua vida.

Jesus disse certa vez que: “o nosso dizer seja sim sim, não não”. Ele também falou que: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; e ninguém vem ao Pai (Deus) senão por mim.” Ser responsável pela nossa vida, é um ato de coragem, mas ato maior que podemos ter, é deixar que Deus nos dê ousadia para assumirmos uma vida de liberdade e responsabilidade com Ele.

Texto Bíblico Utilizado: Mateus 5:37, João 16:6.