Hedy Silvado

lagrima-tristezaSuponha que a mãe de seu melhor amigo recebeu o resultado de uma biopsia – câncer. Seu amigo está desesperado, o que você pode fazer prá ajudar? Ou talvez sua colega recebeu um telefonema de seu pai dizendo que os negócios da família estavam de mal a pior e que ele teve de decretar falência. Como você pode ajudá-la a passar por isso? Quem sabe um amigo do trabalho que estava noivo recebeu um “bilhete azul” sem a menor explicação da noiva. Ele está devastado. Você terá palavras para confortá-lo?

Quando alguém passa por um tempo difícil de perda ou de dor, nós queremos ajudar. Quase sempre nós não sabemos o que dizer, e nós não queremos piorar as coisas. Sabe de uma coisa? Não temos falar nada. O que a pessoa menos precisa é de um monte de conselhos. Em todo sofrimento que Jó passou, tudo o que ele queria era e a simpatia e a empatia dos outros.

O Dr. Paul Brand, disse: Juntamente com outros médicos, eu sei, que muitas vezes me sinto inadequado ao enfrentar o sofrimento. Muitas vezes tenho que “empurrar” aquele nó na garganta quando tenho que passar visita no hospital, marcho de forma resoluta pelo corredor, murmuro algumas palavras de alento, talvez olhe alguns artigos antes para saber o que dizer aos que estão enlutados. Mas quando eu pergunto aos pacientes e suas famílias, “Quem o ajudou durante o sofrimento?” Eu ouço uma resposta estranha e imprecisa. A pessoa descrita raramente tem respostas brandas ou uma personalidade efervescente, cativante. É alguém quieto, compreensivo, que escuta mais do que fala, que não julga ou que oferece muitos conselhos. É aquela presença, aquela mão prá segurar. Alguém que está lá quando você precisa. Aquele abraço compreensivo e envolvente. É aquele que compartilha do nosso “nó na garganta”.

Não se preocupe em ter as palavras certas para dizer a um amigo que está sofrendo. O seu desejo de partilhar de sua dor com compreensão empática é o que vai ajudar mais.

Para refletir: Quando alguém está sofrendo profundamente, como você normalmente reage? Quem te ajudou mais quando você passou por uma situação de sofrimento? O que esta pessoa disse ou fez? Existe alguém que precisa de mim agora? Será que eu vou vencer o meu temor e ir ao seu encontro?

Nós diminuímos a dor quando a partilhamos.