L. Roberto Silvado

Agora que você tem de enfrentar as certezas e as incertezas do ano que se inicia, lembre-se que você tem três instrumentos poderosos para viver um ano muito especial: a fé, a esperança e o amor.

Eu desafio você a permitir que a sua lhe inspire a ver além do cotidiano e do esperado. A nossa sociedade precisa de visionários que pelos olhos da fé consideram possível o que os outros consideram impossível. É tudo uma questão de perspectiva. Deus deseja tocar os nossos olhos para que as escamas da descrença caiam e possamos ver novas possibilidades. Conta-se a história de dois homens que olharam para fora da sua cela na prisão, o primeiro viu a lama e o segundo as estrelas. A lama e as estrelas estavam lá fora, mas o primeiro concentrou-se no que estava próximo, no presente e o outro no distante, no transcendente. Precisamos de pessoas que vejam além da realidade que movam-se para mudá-la porque crêem ser possível transformá-la com a ajuda de Deus.

Nós precisamos também de pessoas que permitam a esperança curá-los das frustrações do passado. É claro que só erra e acerta quem procura fazer alguma coisa. Quando tudo parecer perdido e o desespero tomar conta de todos quem falará no meio do tumulto trazendo uma mensagem de paz e alento? Quem relembrará a todos que nem tudo está perdido? Você deseja pedir a Deus que o ajude a ser esta pessoa? Quando a injustiça e a sensação de impotência prevalecer, quem restaurará a expectativa por um futuro melhor? Aquele que traz uma mensagem de esperança relembra a todos de quantas casas não foram assaltadas, quantos carros não foram batidos, quantos casais não se divorciaram, quantos filhos são obedientes, etc. Não é fugir da realidade mas é relembrar a todos que coisas boas sempre acontecerão. Você quer pedir a Deus que o ajude a trazer esperança para aqueles que vivem perto de você?

Neste novo ano use amor para passar nas feridas de sua família, amigos e inimigos. Caminhe como Jesus caminhou por este mundo – vestindo o que estava nu, alimentando os famintos, visitando os que estavam presos, oferecendo copos de água fresca aos sedentos. Deixe que o amor seja a mola propulsora da sua vida – o padrão utilizado para avaliar cada pensamento, ação, plano, objetivo e passo que você dê. O apóstolo João nos diz que “Deus amou o mundo de tal maneira…” para explicar o porquê da vinda de Jesus a este mundo. Porque “Deus é amor” podemos sempre ir até Ele para receber amor e para aprender a amar. Você tem dificuldade para amar alguém? Vá a Jesus e descubra o quanto Ele o ama e como você pode receber do Seu poder para amar o seu próximo. Deixe-me sugerir que você examine o seu coração e assegure-se que você e Deus tem uma relação íntima e pessoal. Um relacionamento baseado no amor de Deus por você demonstrado na cruz de Cristo.

O apóstolo Paulo nos diz que três coisas permanecem: a fé, a esperança e o amor . E destas três a maior é o amor. Com amor a sua fé fará sentido e a sua esperança estará bem fundamentada. Que neste novo ano você seja determinado e ao mesmo tempo sensível. Seja forte e ao mesmo tempo gentil. Precisamos de “mãos de aço” dentro de “luvas de veludo”. Precisamos de alguém que através do amor restaure a fé dos que já haviam perdido a esperança. Jesus Cristo deseja ensinar-lhe a amar e viver pela fé, cheio de esperança, certo da atuação do poder de Deus em seu favor.

Texto Bíblico Utilizado: I Coríntios 13:13; I João 4:8; João 3:16.