João Falcão Sobrinho

demonstrando-amorMarquinhos e Margô são duas pessoas muito queridas, como se fossem nossos filhos. Ficamos felizes quando soubemos que Margô estava esperando um bebê. Era a resposta à oração da Stela, filha do casal, que sempre orava pedindo um irmãozinho.

Passada a euforia da notícia, um dia, sentadinha frente a frente com a mãe, Stela se sai com esta: “Agora você não vai me amar mais, não é? Agora vai ter que amar meu irmãozinho”. Margô respirou fundo, pensou um pouco e disse: “Você ama a mamãe?” “Sim, você sabe…” respondeu Stela. “E você ama também o papai?” “Claro!” respondeu Stela com os olhinhos brilhando. Margô completou: “Então, está vendo? Se você pode amar a mamãe e o papai, a mamãe também pode amar você e o seu irmão”. A menina de sete anos entendeu a lógica do amor e foi brincar.

Algumas semanas depois, aconteceu o que ninguém desejava. Margô teve um pequeno sangramento, correu para os médicos, tomou todos os cuidados, mas não pode evitar a perda da gravidez. Choramos. Margô levou Stela para o quarto, tomou-a nos braços e disse: “O bebê saiu da barriga da mamãe”. Ao sair do quarto, Stela encontra o pai muito abatido. Eram duas preocupações de igual peso: a perda do neném e a reação da Stela. A menina se volta para o pai e pergunta: “Você está triste porque o neném foi embora? Fica triste não, pai. Espera que o Papai do Céu dá outro”. Era, mais uma vez, a lógica do amor em ação.

O amor de quem ama é a maior riqueza desta vida, um bem espiritual cujo valor está acima de todos os bens que se possa ter, em bem que, quando verdadeiro, jamais acaba. O amor cultiva o amor, o amor faz o amor aumentar, atravessa crises, sobe acima das mais altas montanhas, desce às maiores profundezas da alma, percorre de novo as trilhas já percorridas com a graça do perdão e avança por novos caminhos com a luz da esperança.

Ame! Ame não porque ama você, ame sem esperar nada em troca do seu amor senão a alegria de amar. Faça do seu amor um testemunho do amor de Deus que amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho único. Ame com o amor que socorre a quem precisa de ajuda, que perdoa a quem precisa de paz, que leva esperança a quem precisa de alegria. Ponha em prática o amor. Esse é a maneira como você pode celebrar de um modo realmente feliz todos os dias do seu viver. Se, por falta de amor, alguém não entender ou não aceitar o seu amor, continue amando porque o amor “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” e tudo vence. Vença tudo pelo amor, pois a vitória pelo amor é a única vitória digna.