L. Roberto Silvado

A vida é muito “engraçada”! Guga, um surfista de 20 anos, desconhecido, saído de Santa Catarina, vence um dos maiores torneios de tênis do mundo transformando-se repentinamente em celebridade nacional e internacional. Ao mesmo tempo e no mesmo país, a grande seleção brasileira com os seus craques milionários consegue a duras penas e sem brilho nenhum, o segundo lugar em um quadrangular. Vamos refletir em algumas verdades que surgem destes fatos?

A vida é multicolorida e cheia de altos e baixos! A seleção tetracampeã, cheia de craques não conseguiu jogar bem? Quem sabe você não está conseguindo “jogar bem no jogo da vida”? Se você está vivendo um momento de decepção e tristeza, lembre-se do que Jesus falou: “No mundo vocês vão ter aflições; mas tenham coragem! Eu venci o mundo!” Talvez, como o Guga, você esteja vivendo um momento de vitória, alegria. É muito importante não se esquecer de que “tudo de bom que recebemos e tudo que é perfeito vem do céu.” Viva intensamente este momento, com o coração cheio de gratidão a Deus, sem perder de vista o conceito de que a vida é “multicolorida”.

Potencial não é tudo na vida! Ninguém tem dúvida do potencial futebolístico da seleção brasileira. A capacidade está lá, porém eles não conseguiram utilizá-lo para atingir os seus objetivos. Quem sabe você tem um tremendo potencial dado por Deus mas não consegue atingir os seus objetivos pessoais. Coloque estes alvos diante de Deus pedindo a sua benção e direção. Converse com alguém mais experiente sobre as estratégias e métodos que você está utilizando. A Bíblia nos diz que “sem conselhos os planos fracassam, mas com muitos conselheiros há sucesso.” Talvez você não seja uma pessoa tão brilhante e cheia de habilidades. Você já reparou que nem sempre o primeiro da classe é o mais inteligente da turma? Perseverança e determinação acompanhadas de objetivos bem definidos tem se provado mais importantes do que capacidade inata. A Bíblia nos diz que a nossa capacidade vem de Deus. Você já pensou em pedir a Deus que lhe dê as condições necessárias para ir além das suas limitações humanas? Ele é Pai Amoroso e certamente está atento às sua necessidades e petições.

Simplicidade faz a vida mais bela. Uma das características que está chamando a atenção de todos é a simplicidade do Guga, que contrasta com a atitude de alguns dos nossos craques do futebol. Falamos que ele não deixou o sucesso “subir à cabeça”. Tomara que ele permaneça assim. Você já reparou como é difícil conviver com uma pessoa soberba? A Bíblia nos lembra da importância de um coração humilde afirmando que são “felizes os humildes pois receberão o que Deus tem prometido.” Quem é orgulhoso jamais receberá de Deus o perdão e a vida eterna pois não consegue reconhecer o sacrifício de Cristo no seu lugar. Já que sem arrependimento não há perdão de pecados, o orgulhoso não consegue caminhar pela vida com a certeza do amor e perdão que Deus deseja dar a todos. Afinal “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.”

Você pode agradecer a Deus pela muitas cores da sua vida ou tem se ressentido de Deus e dos outros quando as cores da dor e da tristeza estão presentes?

Você tem experimentado a ação sobrenatural de Deus ajudando-o a ir além das suas habilidades naturais ou vivido uma vida limitada pelas suas possibilidades?

Você tem vivido com humildade e dedicado a Deus a glória das suas vitórias ou se achado melhor do que os outros?