Hedy Silvado

“Sei que estarei derrotado se encontrar um ser humano de quem me sinta incapaz de aprender alguma coisa.”
G . H. Palmer

Carlos Rômulo, ex-presidente das Filipinas, venceu um concurso de oratória quando estudava na escola de segundo grau de Manila. Seu pai ficou surpreso ao ver que seu filho recusou-se a aceitar os cumprimentos de um dos concorrentes. Quando saíram do auditório, ele perguntou: “Por que você não apertou a mão de Júlio?” “Porque não represento nada para ele, papai, antes do concurso ele estava falando mal de mim.” O pai passou o braço ao redor do ombro do filho e disse: “Seu avô costumava dizer que quanto mais o bambu cresce mais ele enverga. Lembre-se disso, meu filho.”

Toda a pessoa tem algo para ensinar. Não só aquelas que são especializadas no campo em que atuam ou aquelas que nos dizem o que queremos ouvir.

Cada pessoa é uma enciclopédia viva de idéias, conceitos, fatos, experiências e opiniões. Certa vez, uma senhora deu o seguinte conselho a um funcionário recém-admitido: “50% das pessoas que trabalham nesta empresa ensinarão o que você deve fazer e os outros 50%, o que você não deve fazer. O desafio é descobrir a que porcentagem pertence cada pessoa. É bem mais fácil aprender com os erros dos outros…”

Mesmo que alguém não tenha sido um bom exemplo a ser seguido, você poderá aprender com ele ou ela o que não fazer!

Um abraço,