Átila

preocupacaoRESPONDA:

  • Quando foi a última vez que você ficou preocupado ou preocupada?
  • Quais foram os efeitos dessa preocupação sobre você, seu comportamento, sentimentos e do corpo (disfunções)?
  • Quantas pessoas você conhece que sofrem com a preocupação?

Parece ser uma das doenças comuns do homem moderno! Quem é que não sente aquele frio na barriga e a cabeça ficar quente ao

  • pensar no amanhã,
  • considerar quantas coisas podem sair errado num breve trajeto entre sua casa e seu trabalho
  • situações como:
o filho que está começando a andar de bicicleta,
com a namorada cercada por pessoas atraentes,
na prova de química que está chegando,
na mesada ou salário que já acabou e só estamos no meio do mês,
na pessoa que você terá que encarar e dizer a verdade…

Bem, chega! Senão você vai acabar ficando preocupado e ansioso só de ler esse texto!

O termo “preocupação” vem da raiz da palavra “estrangular”. Se você pensar bem é isso mesmo que acontece. Ela abafa e estrangula a nossa capacidade de sentir, esperar, pensar, sonhar. Faz os “cabelos brancos crescerem” enquanto deixamos situações, que simplesmente não podemos controlar, invadirem nossa mente, roubando a alegria e a leveza do viver diário. Sem dizer que muitos ficam doentes, fisicamente, por causa de situações que, às vezes, nunca ocorrerão de fato!

Jesus falou sobre “preocupação” e deixou um princípio de vida para hoje:

“Portanto, não fiquem preocupados, dizendo: ‘Onde é que vou arranjar comida, bebida e roupas?’ Os pagão estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês … sabe que vocês precisam de tudo isso. Portanto, ponham em primeiro lugar nas sua vidas o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e Ele lhes dará todas as outras coisas. Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades.”
Bíblia, livro de Mateus, capítulo 6 versos 21 a 34

Deus sempre teve, e tem, um plano de amor para sua vida. Nós é que insistimos em viver o dia-a-dia sem discernimento dessa verdade espiritual. E você já deve ter sentido que se o espiritual não vai bem, um desequilíbrio se estabelece em nós. Daí só resta espaço para a preocupação que tenta antecipar ações e reações diante de acontecimentos que estão fora de nosso controle, que não podem ser “domados”, que não podem ser contidos.

Quando você busca franquear a liderança de sua vida, de todos os momentos, a Deus, percebe que o horizonte deixa de ser obscuro, cinzento, e ganha as cores vivas do arco íris. Não vive só e nem é mercê de um destino que gosta de brincar com as vidas e sentimentos das pessoas.

Aquele que se entrega a Deus vive verdadeiramente essa experiência de libertação da preocupação, porque busca praticar, em primeiro lugar, a vontade dele em sua vida e percebe que, de maneira tranquila, passa a contar com a direção e companheirismo daquele que pode realizar todas as coisas.

Faça o desafio. Peça a Deus para dominar todo o seu ser, não só as dificuldades, mas o seu tudo. Depois você poderá me dizer das transformações de vida que ocorreram verdadeiramente, por experiência própria!

Um abraço sem preocupação,

Texto Bíblico Utilizado: Mateus 6:21-34