Amigos – como ter e manter

Temas: Atitude, Todas Faça um comentário
L. Roberto Silvado

amigos-como-ter-e-manterMeu pai faleceu em Curitiba e eu tive que vir do Rio de Janeiro imediatamente. Qual não foi a minha surpresa quando ao regressar do enterro encontrei seis amigos que tinham viajado 13 horas de carro para me dar apoio naquela hora difícil.

Marcos me telefonou e disse que precisava conversar. Ele andava muito estressado. Encontramo-nos numa confeitaria para comer uma gostosa coalhada e tomar um café. Que coisa boa dar risada, conversar sem compromisso, falar das frustrações. Como foi bom para o Marcos saber que alguém separou tempo na sua agenda para “jogar conversa fora”, só por amizade!

Eu queria tanto ter um toca-fitas no meu carro mas o dinheiro andava curto e não dava para comprar. Fiquei assim por alguns meses até que o Amilton comprou um toca-fitas novo para o seu carro. Adivinha o que ele fez com o outro? Ele não vacilou, veio até minha casa e me deu o velho. Sem exigências, só pela nossa amizade!

Amigos não nascem em árvores, nem aparecem num passe de mágica. Boas amizades crescem ao longo do tempo e são resultado do investimento que fazemos em nossos relacionamentos pessoais. Existem alguns princípios básicos que podem ajudar-nos a desenvolver boas amizades. Eis alguns deles:

  • Seja amigo! Quem deseja ter amigos precisa se fazer um amigo. Não espere que os outros tomem a iniciativa, mas desde o princípio mostre-se amigo das outras pessoas. Para experimentar uma boa amizade é necessário arriscar-se oferecendo a sua amizade ao seu próximo. Ainda que você seja tímido, peça a Deus para dar-lhe esta disposição e lhe direcionar para aqueles que precisam de amigos
  • Identifique os seus amigos, colegas e conhecidos! Conhecidos são aqueles que convivem conosco, estudam na mesma sala, comem na mesma cantina, trabalham na mesma empresa, moram na mesma rua, etc. A nossa conversa com eles nunca vai além de informações do tipo: “Oi! Quanto foi o jogo ontem?” Colegas são aqueles que nos conhecem um pouco mais. O nosso relacionamento com eles é estritamente “profissional”. São amigos em potencial. Eles convivem um pouco mais conosco, sabem onde moramos, mas não conhecem os nossos sonhos, dúvidas e aflições. Nenhum dos dois sente que gostaria, pelo menos no momento, de investir em um relacionamento mais profundo. Amigos estão conosco na escola e na vida. Existe uma certa cumplicidade nos sonhos e nas aspirações. Partilhamos com eles o que nós somos e sentimo-nos aceitos por isso e apesar disso!
  • Aceite que é impossível ser amigo de todo mundo! Estudiosos do comportamento humano tem descoberto que não temos tempo nem estrutura emocional para desenvolver, simultaneamente, mais do que 8 relacionamentos significativos em nossas vida. Desenvolver amizades sinceras e profundas exige tempo e exposição gradativa do nosso interior.
  • Procure ter mais do que um amigo! A amizade saudável não é possessiva. Você não possui seu amigo e nem ele a você. Ter apenas um amigo é limitar muito a sua percepção de vida. Formar um grupo de amigos que jogam bola juntos, fazem passeios juntos é muito saudável e pode ser a cura para amizades possessivas.
  • Aprofunde a amizade aos poucos! Ao fazer novos amigos você estará se tornando vulnerável à rejeição. Não abra todo o seu coração logo no começo. Agindo assim você dará oportunidade ao seu novo amigo de estudar e ver se ainda deseja continuar aprofundando o relacionamento. Você estará também conhecendo melhor a pessoa e descobrindo se ela é alguém em quem você pode confiar. Esta atitude permitirá que você possa desistir de investir numa amizade sem sentir que outro já sabe demais de você!
  • Evite julgar pelas aparências. Lembre-se que o homem vê o que está diante dos olhos, porém Deus vê o coração das pessoas. Procure ver as pessoas como Deus as vê e você será surpreendido. Não importa “status” social, beleza, popularidade, etc. Quem procura um amigo deve começar valorizando o interior.
  • Procure amigos do mesmo sexo! A identificação será mais rápida e você não correrá o risco de um dos dois começar a ter uma expectativa maior do que ter uma boa amizade. Amizade com o mesmo sexo é a regra, com o sexo oposto é a exceção e uma exceção perigosa!

Quando você encontrar um amigo verdadeiro, a vida poderá levá-los por caminhos diferentes e anos se passarem até que num reencontro feliz vocês continuem aquela conversa tão gostosa iniciada “ainda ontem”.

Enviar esta mensagem por email Enviar esta mensagem por email

81 comentários para “Amigos – como ter e manter”

  1. daiane disse:

    AH, GENTE POR AQUI É TAO DIFICIL ENCONTRAR AMIGOS E ATÉ MESMO AMIGOS FALSOS!!! MEU DEUS Q GENTE É ESSA!!!

  2. celso wadson disse:

    eu queria mandar um comentario porque minha irma quando sai com as colegas nao quer me levar e quando e pra ela sair comigo ela nao quer me levar eu presijo de um amigo e uns colega de verdade porque eu sou uma pessoa boa

  3. elisabete disse:

    quero fazer amigos eu preciso

  4. disse:

    Beeem, eu sei como é isso, vivo em casa, mal saio…. e sinto falta de minhas amigas…. hoje vivo sozinha o que não é de se esperar.Seei que as vezes isso acontece, porque sou timida, introvertida, não sei mais o que fazer. São coisas, que eu tenho que aprender a levar, mais eu sei que Deus está comigo, e só ele poderá me ajudar.E assim como eu, sei que vocês se entem só, mais to torcendo pra que vocês, encontrem pessoas boas e sinceras, amigos de verdade e jamais desistam disso!! uma boa tarde a todos!!

  5. Marcos Antonio disse:

    Não consigo mais sair de casa para fazer amigos…
    Tambem acho que estou precisando de um piscologo.
    Já fui enganado tantas vezes que agora estou começando a desconfiar de todo Mundo acho que estou ficando Doente.

    Os caras vinham na minha casa quase todos os dias, eram uns três amigos que eu tinha,
    que eu ainda confiava…
    Um me pediu a Bicicleta emprestada disse que era rapidinho…
    Sumiu com minha Bicicleta depois de uma semana mais ou menos, descobri onde ele estava e fui a Pé em tão, tão, DISTANTE, quando cheguei lá ele já tinha emprestado minha Bicicleta pra outra Pessoa, e ainda ficou falando pra mim ficar calmo que raiva.
    O outro me pediu uma bermuda emprestado eu nem acho que essas coisas são de emprestar, nunca mais me devolveu e quando pedi uma força, uma ajuda na mudança o cara nem apareceu.
    E o outro vivia só me pedindo as coisas nunca me dava nada que fui ficando com odio, e ainca ficava me zoando e enchendo o saco toda hora.
    Amizade de uns 4 anos.
    Então já confiava.
    Oque aconteceu FUI ENGANADO !!!
    Estou realmente começando a ter medo de outras Pessoas!!

  6. Renata disse:

    Durante minha infância mudava muito de casa, bairro, cidade…construía e perdia vínculos numa velocidade imensa. Hoje, balzaquiana, simplesmente não consigo manter minhas amizade ou construir algo real, q faça parte de meu cotidiano… todos os meus amigos estão distantes, geograficamente. Parece q isso sempre ocorre…sinto falta de um ombro amigo, mas tb sinto falta de ser aquela primeira pessoa em q se pensa quando se quer simplesmente conversa ou sair por aí. Mas vou tentar mudar esse quadro. Sinto falta de ter e ser boa companhia. Parece q sempre estou só.alannaliz@hotmail.com

  7. Carlos disse:

    amigos só servem pra atrapalhar msm!!

  8. roberta disse:

    bom eu tb, depoois de 4anos dedicada a um namoro , me afastei de todos meus amigos achando que estava fazendo a coisa certa…hj me sinto sozinha, pq meu noivado nao deu certo e agora depois de 1ano sozinha ,ainda me sinto mau meus amigos de anos atras estao casados ou sumiram … quem quiser conversar ai so me add no msn!! robertinha.avila@hotmail.com

  9. Anderson disse:

    Olá pessoal, moro em são paulo, tive um relacionamento de 3 anos que não deu certo, muitas vezes me sinto triste e sosinho, gostaria de ter um amigo(a) de verdade pra conversar e compartilhar momentos, quem quizer conversar me add joapeer@hotmail.com

  10. Rita disse:

    Eu passei por muitos problemas na minha infância e acabei me tornando muito reservada e me entregando aos estudos e muita leitura. Eu tinha pânico das pessoas, medo de me relacionar. Com o tempo fui enfrentando meus medos. Mas hoje me deparo com uma situação que me entristece muito: as pessoas apenas me procuram quando querem alguma coisa, quando precisam de alguma ajuda. Ao contrário nem se lembram de nós. Esses tempos conheci um casal, fiz amizade com a moça, visitei qdo o bebê nasceu, nos reunimos algumas vezes, fui no velório da mãe, sempre estive à disposição. O bebê fez 1 aninho e não fomos convidados, outras pessoas conhecidas foram convidadas, inclusive minha sócia, vi entregando convite escondido. Isso acaba acontecendo muito e estou cansada. Penso que devo ser ou muito chata ou muito idiota.

  11. w. disse:

    E a amizade entre um gay e um hétero? é difícil viu…a maioria dos heteros acha que pelo fato do homem ou mulher gay gostar do mesmo sexo, vai se apaixonar ou atacar ele/ela…reduzem a pessoa a uma orientação sexual (se fosse opção, louco seria quem escolhesse). acho que as pessoas devem ver o ser humano como um todo e não como uma parte…havendo respeito e conduta, n tem problema.

  12. Sandra disse:

    olá gente. Também sempre fui um pouco introvertida, mas isso nunca foi pra mim um grande incómodo, conseguia ter amigos e interagir normalmente. Isso até à três anos quando mudei para o liceu. Nunca me consegui integrar muito bem, mas pensei ter feito pelo menos uma boa amiga. Apesar de ser boa ouvinte e de estar lá para a ajudar ela não mostrava essa disponibilidade e a relação era uma relação desiquilibrada. Comecei a notar isso quando ela nem se lembrou do meu aniversário. Mais tarde escolhemos as mesmas disciplinas específicas, mas no dia da matrícula ela mudou de opções, porque outras raparigas da nossa turma fizeram o mesmo. Isto sem me dizer nada. Como resultado calhamos em turmas diferentes este ano. E eu tive a sorte de calhar numa turma composta por grupos muito fechados e a consequencia é acabar por me sentir muito só e depois se tento ajudar as pessoas e estabelecer amizades com elas sou sempre vista como a coitadinha. Nunca me convidaram para festas, almoços ou algo do género, mas para me pedirem que que os ajude com dúvidas na matéria ou algo do genero são o máximo. São pessoas egoistas! Por isso tem sido muito complicado na escola, mas não desisto.Invisto nas poucas amizades que tenho e tento levar a minha vida por diante.
    O meu conselho para todos os introvertidos como eu ou que simplesmente não conseguem fazer amizades é:
    1- Não se deixem ir abaixo, não desistam. Tenham fé em voçes mesmos mesmo nos momentos mais dificeis.
    2- Vejam aquilo que gostam de fazer, os vossos interesses e tentem frequentar espaços onde esses assuntos sejam discutidos. Por exemplo muita gente gosta de ler, então tentem ir a encontros de leitura, workshops, bibliotecas. è mais fácil começar uma amizade com pessoas que têm os mesmos interesses.
    3- Mostem-se, como diz em cima, amigos das pessoas mas não demasiado, Há alturas em que temos de saber dizer não de uma forma diplomática, porque senão as pessoas aproveitam-se da nossa boa vontade e, acabamos por nos magoarmos ainda mais. Há pessoas de quem por muito que tentemos ser amigos não irão retribuir o gesto.
    Se alguem precisar sinplesmente de um ombro amigo, algum conselho o meu mail é sandra_cristina_94@hotmail.com

  13. maria disse:

    eu tenho bastante amigas e amigos graças a deus

  14. Michael R. O. Klein disse:

    eu queria ter um melhor amigo p sair, jogar bola, nao tenho, nunca tive……. galera add maycom93@hotmail.com

  15. Rafael disse:

    Fui extremamente tímido Nunca tive amigos, nunca tive namorada.Queria mudar isso

  16. Paulo Freitas disse:

    Pessoal! Neste mesmo site tem uma outra msg, que compara a vida a uma viagem de trem. O nome da msg é “O trem da vida”.
    “A vida não passa de uma viagem de trem, cheia de embarques e desembarques, alguns acidentes, surpresas agradáveis em alguns embarques e grandes tristezas em outros”.
    A verdade é que hoje temos muito medo ou receio de permitir que outros embarquem na nossa viagem. Seja pela pressa do dia-a-dia ou de traumas passados, etc.
    Não é fácil pra mim, prá vc, prá ninguém. Toda a relação é de interesse. Sabemos disso, mas esperamos sempre algo diferente.
    Se hoje sa sua viagem há mais desembarques do que embarques, tenha calma, ore a Deus, que na próxima estação tudo pode mudar.
    No tema Vida Interior tem a msg “Enfrentando a Rejeição”. No tema Atitude tem a msg “um pouco de sabedoria”. Ah! e não fiquem no mundo virtual, que parada é essa de “me add”?

  17. ba disse:

    gente pra falar a verdade eu nuca tive amigas nenhuma de verdade so pessoas que ficavam perto de mim na escola por do agora tenho doze anos e tenhos so tres amigas de escola uma e evagelica que so fala comigo na escola por que quando eu passo na rua ela falta poco vira a cara pro outro lado ja a outra amiga tem varias outras e so senta comigo por que sou a unica amiga dela na sala e ja a outra e uma senhora e sabe ne nao da pra sair e se devertir por que veja a diferença de idade 43 e 12 e essas tres sao so amigas de escola e a gente so se ve na escola quando vamos fazer um traballo escolar ou de vez enquando por um acaso na rua
    eu me sinto muito so miha mae so da moral pros dois filhos menores que e filho do meu padrasto que me odeia.
    meu unico amigo verdadeiro com quem eu converso todo dia e que vai junto comigo para todos os lugares que eu vo e deus

  18. Cristiane disse:

    Eu já tive muitos amigos e amigas, sou casada e embora meu marido seja uma graça de pessoa, eu gostaria de ter mais amigas do tipo da minha adolescencia em q eram alegres e alto astral, mas agora todas estão casadas, cheia de obrigações com a casa, filhos, estão chatas, pois só falam de problemas… uma saída foi eu entrar numa academia, malho só um pouco mas me divirto bastante com o pessoal… ainda não fiz amigos do tipo q dá pra gnt ligar e jogar conversa fora (ai q delicia) mas creio q ainda vou encontrar…

  19. douglas disse:

    A amizade é uma virtude que muitos sabem que existe,alguns descobrem,mas poucos reconhecem. bem eu li os muitos comentários e vi que todos precisamos de uma verdadeira amizade! acho que tenho muitos Amigos, mas em Salvador a onde eu estava morando. agora estou morando em São Paulo Capital no bairro do Cambuci e não conheço ninguém aqui.gostaria de ter contato com pessoas sinceras e agradáveis daqui mesmo de SP Capital para quem sabe uma verdadeira amizade…
    Acho que a solidão não é um castigo,e sim uma consequencia da nossa falta de atitude para procurar e encontrar uma pessoa para nosso convívio para chamar de amigo.
    Eu sou uma pessoa que gosto muito de cinema e de conhecer novos lugares assim como novas pessoas, gosto muito do mar mais estou longe dele agora! bem vou deixar meu msn aqui. pois lá tem fotos,e podemos conversar online.
    douglas.namb@hotmail.com pois fazer amizades novas é a certeza de que nossa vida não está se passando inutilmente.

  20. Suellen Rodrigues disse:

    !! Gostaria de encontrar amigos, sinceros e sem mentiras.

    Sou professora aposentada , mas ainda não estou GaGa….não fico aguardando para novas amizades e iremos nos falando…bjs

  21. Suellen Rodrigues disse:

    Me perdõe escrevi, escrevi errado no outro texto dizendo que não estaria aguardando amizades e sim me dizem uma resposta rápida estou pronta para novos desafios…

  22. Catarina disse:

    Li praticamente todas as mensagens e é engraçado como o post foi escrito há quase 4 anos e ainda continua a ter comentarios.
    Sou uma pessoa extrovertida, divertida, animada, simpatica, sorridente, enfim, tudo o que se pensa necessario para ter muitos amigos. Não tenho. Tenho 3 “amigas” de infancia que há uns anos reencontramo-nos mas depois voltamos a afastar. Por circunstancias da vida, recentemente comprei casa perto dos meus pais, que também fica perto dessas “amigas”. Comecei a perceber que agora que estava perto, a distancia continuava igual. Mal nos falamos. Se não sou eu a ligar, a perguntar, a mandar mensagem, nunca nos comunicamos. Entretanto para as festas de aniversario fui sempre convidada…Na minha inocência parva ficava muito feliz. Eramos imensas amigas. Calhou depois sair algumas vezes, pq lá está, eu ligava e se iam sair, convidavam-me (se nao lhe ligasse, nao convidavam, acho eu) e tooodas as amigas dos aniversarios nunca estavam. Até que alguem me disse que “era para fazer numero” ou seja, convidam 300 pessoas só para que todos pensem que aquela pessoa tinha tanto amigos… e no fundo engana os outros … ou a ela mesma pq depois afinal não tem. Por isso eu acredito sim que há muitas pessoas que tem amigos, mas 100? 200? Serão mesmo amigos? Nós vemos essas pessoas e queriamos tb… Eu queria ter tantos amigos como estas amigas mas dp apercebi-me que afinal elas não tem aquelas amigas todas. São todos conhecidos, tal como eu, que nunca me procuravam e só convidavam para as festas…para parecermos muitos (agora já não vou eheh)
    Começo cada vez mais a dar valor ao que tenho e não ao que não tenho. Tenho a minha filha, tenho a minha família, tenho alguns conhecidos… E agradeço por isso… Gostava de ter amigas/os? Claro… Mas de verdade, não para fazer numero. E não são precisos muitos. Hoje em dia é muito difícil ter pessoas certas na vida, porque as pessoas são cada vez mais egoístas, falsas, hipócritas, invejosas. O melhor mesmo é olhar para o que temos, dar valor a isso!

  23. Carla disse:

    Amizade teho uma melhor amiga e uma iimiga eu queria ser amiga da miha inimiga mais nao cosigo

  24. Ana Paula disse:

    Bom eu tenho alguns amigos na verdade nem sei se são meus amigos, mas cada um vive na sua só vejo fotos dele saindo indo a lugares. Meu maior desejo e ver minha casa cheia de amigos fazendo aquela bagunça igual vejo alguns conhecidos, me da vontade de tentar entrar nesses grupos. Tive um namoro que durou 1 ano e com ele vivi os melhores momentos da minha vida e ele era muito meu amigo tbm, com o termino eu não perdi só um namorado perdi tbm um amigo. Depois que terminamos eu sinto mais falta de ter meus amigos por perto só fico em casa ninguém me liga me chama pra nada não sei mais oq fazer. E isso ta me deixando muito mal e triste

  25. Heloisa Helena Fonseca disse:

    gostaria de participar de uma rede de amigos,estou me sentindo muito sozinha, e sinto que conhecer pessoas novas me fará muito bem.

  26. Fabi disse:

    Estou totalmente sem amigos …

    Vendo que quase todos estão na mesma situação, q tal marcarmis um encontro coletivo?

  27. Hellen disse:

    Praticamente não tenho amigos, conheço muita gente, mas ninguém me convida para sair, ninguém liga para mim, me sinto um lixo, sozinha. As pessoas dizem que estão muito ocupadas por falta de tempo, mas quando eu acesso o facebook vejo as mesmas em festas, passeios e em companhia com outras pessoas. Não querem conversa comigo, não querem a minha compainhia, são curtas e breve ao falarem comigo. Sempre tento me aproximar das pessoas e ninguém reconhece a minha amizade. Às vezes penso em sumir.

  28. Edmilson disse:

    infelizmente as pessoas estão escolhendo as amizades por similaridade de beleza, problema, profissões, gostos pessoais, religião, tipo de conversa, ninguém que estar perto de uma pessoa diferente dela, você ja viu uma amiga bonita sair com uma amiga feia, você já viu um usuário de droga procurar outro que não seja usuário? você ja viu um crente ter amizade com um ateu ? você já viu alguém que está com a vida boa procurar uma que está só com problema ? você já viu os acadêmicos de exatas se enturmar com os acadêmicos de letras ?

  29. jay disse:

    Eu tb me sinto muito so. Tive amigos de infancia. Na verdade eu era amigo. Eles e elas eram vuzinhos. Eu sempre estava na cada deles e tal. Como nao tive irmaos e eles eram mais joves que seus irmaos entao brincavamos junto. Mas o tempo passou tudo mudou cada um foi para um caminho. Na escola tive amigas tb. Mas hj percebo que eu sempre fui amigo e eles apenas colegas. E triste chegar a essa conclusao. De que td e so ilusao. Ninguem da nada por ninguem. A um tempo atras fiz algumas amizades num curso mas perdemos o contato depois. A vida e assim. Na verdade temos que valirizar as pessoas. Talvez vale a pena nao custa tentar. Vejo que o sentido da vida esta em amar e viver bem com as pessoas. Todos precisamos de carinho de amor e um ombro para se aconchegar. Seja dos pais de um amor ou um amigo.

  30. jay disse:

    Me sinto muito so. Tive colegas na infacia eramos vizinhos . Brincavamos junto pois eles eram mais jovens que seus irmaos e eu como nao tinha nem isso. Na escola tinha umas colegas. Hj percebo que eu sempre fui amigo e eles apenas colegas. Tudo passou o tempo se foi. A vida mudou. E aqui estou eu sem a nem o. Apenas me sinto so.

  31. giovane disse:

    AMIZADE E MUITO BOM,MAS AS VEZES E ATRASO DE VIDA!!!! EU TINHA AMIGOS QUE, SÓ QUERIAM ME LEVAR PARA A PERDIÇÃO!!!!SE EU NÃO TIVESSE UM AMIGO CHAMADO DEUS,PARA MI GUARDAR,JÁ ESTAVA NO BURACO!!!! AQUELE DITADO;ANTES SÓ, DO QUE MAL ACOMPANHADO,E VERDADEIRO!!!!AMIGO DE VERDADE,QUE QUER NOSSO BEM;SÓ JESUS,E A
    LGUEM QUE ELE MANDAR PARA NOS SOCORRER!!!NAO SE ILUDAM IRNAOZINHOS,SÓ DEUS NOS AMA,DO JEITO QUE QUEREMOS!!!

Deixe um comentário

WP Theme & Icons by N.Design Studio
RSS das mensagens RSS dos comentários Log in