L. Roberto Silvado

amigos-como-ter-e-manterMeu pai faleceu em Curitiba e eu tive que vir do Rio de Janeiro imediatamente. Qual não foi a minha surpresa quando ao regressar do enterro encontrei seis amigos que tinham viajado 13 horas de carro para me dar apoio naquela hora difícil.

Marcos me telefonou e disse que precisava conversar. Ele andava muito estressado. Encontramo-nos numa confeitaria para comer uma gostosa coalhada e tomar um café. Que coisa boa dar risada, conversar sem compromisso, falar das frustrações. Como foi bom para o Marcos saber que alguém separou tempo na sua agenda para “jogar conversa fora”, só por amizade!

Eu queria tanto ter um toca-fitas no meu carro mas o dinheiro andava curto e não dava para comprar. Fiquei assim por alguns meses até que o Amilton comprou um toca-fitas novo para o seu carro. Adivinha o que ele fez com o outro? Ele não vacilou, veio até minha casa e me deu o velho. Sem exigências, só pela nossa amizade!

Amigos não nascem em árvores, nem aparecem num passe de mágica. Boas amizades crescem ao longo do tempo e são resultado do investimento que fazemos em nossos relacionamentos pessoais. Existem alguns princípios básicos que podem ajudar-nos a desenvolver boas amizades. Eis alguns deles:

  • Seja amigo! Quem deseja ter amigos precisa se fazer um amigo. Não espere que os outros tomem a iniciativa, mas desde o princípio mostre-se amigo das outras pessoas. Para experimentar uma boa amizade é necessário arriscar-se oferecendo a sua amizade ao seu próximo. Ainda que você seja tímido, peça a Deus para dar-lhe esta disposição e lhe direcionar para aqueles que precisam de amigos
  • Identifique os seus amigos, colegas e conhecidos! Conhecidos são aqueles que convivem conosco, estudam na mesma sala, comem na mesma cantina, trabalham na mesma empresa, moram na mesma rua, etc. A nossa conversa com eles nunca vai além de informações do tipo: “Oi! Quanto foi o jogo ontem?” Colegas são aqueles que nos conhecem um pouco mais. O nosso relacionamento com eles é estritamente “profissional”. São amigos em potencial. Eles convivem um pouco mais conosco, sabem onde moramos, mas não conhecem os nossos sonhos, dúvidas e aflições. Nenhum dos dois sente que gostaria, pelo menos no momento, de investir em um relacionamento mais profundo. Amigos estão conosco na escola e na vida. Existe uma certa cumplicidade nos sonhos e nas aspirações. Partilhamos com eles o que nós somos e sentimo-nos aceitos por isso e apesar disso!
  • Aceite que é impossível ser amigo de todo mundo! Estudiosos do comportamento humano tem descoberto que não temos tempo nem estrutura emocional para desenvolver, simultaneamente, mais do que 8 relacionamentos significativos em nossas vida. Desenvolver amizades sinceras e profundas exige tempo e exposição gradativa do nosso interior.
  • Procure ter mais do que um amigo! A amizade saudável não é possessiva. Você não possui seu amigo e nem ele a você. Ter apenas um amigo é limitar muito a sua percepção de vida. Formar um grupo de amigos que jogam bola juntos, fazem passeios juntos é muito saudável e pode ser a cura para amizades possessivas.
  • Aprofunde a amizade aos poucos! Ao fazer novos amigos você estará se tornando vulnerável à rejeição. Não abra todo o seu coração logo no começo. Agindo assim você dará oportunidade ao seu novo amigo de estudar e ver se ainda deseja continuar aprofundando o relacionamento. Você estará também conhecendo melhor a pessoa e descobrindo se ela é alguém em quem você pode confiar. Esta atitude permitirá que você possa desistir de investir numa amizade sem sentir que outro já sabe demais de você!
  • Evite julgar pelas aparências. Lembre-se que o homem vê o que está diante dos olhos, porém Deus vê o coração das pessoas. Procure ver as pessoas como Deus as vê e você será surpreendido. Não importa “status” social, beleza, popularidade, etc. Quem procura um amigo deve começar valorizando o interior.
  • Procure amigos do mesmo sexo! A identificação será mais rápida e você não correrá o risco de um dos dois começar a ter uma expectativa maior do que ter uma boa amizade. Amizade com o mesmo sexo é a regra, com o sexo oposto é a exceção e uma exceção perigosa!

Quando você encontrar um amigo verdadeiro, a vida poderá levá-los por caminhos diferentes e anos se passarem até que num reencontro feliz vocês continuem aquela conversa tão gostosa iniciada “ainda ontem”.