Átila

Uma pesquisa encomendada pela CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil) ao Datafolha e financiada pelo Ministério da Saúde, revelou números preocupantes sobre a AIDS no local de trabalho. Os resultados mostram que as campanhas a respeito da doença conseguiram assustar os trabalhadores, mas foram insuficientes em alertá-los para a importância da prevenção contra o vírus da AIDS. É partir dos resultados da pesquisa e levando-se em conta que 83,4% dos 76.396 casos de AIDS notificados até dezembro de 1995 estão na faixa etária dos 15 aos 45 anos; se conclui que a força de trabalho do país está sendo fortemente ameaçada pela epidemia.

A realidade da AIDS na vida brasileira e mundial tem sido alarmante. Porém, o mais assustador é a indiferença com a qual as pessoas tem tratado o assunto. Duas grandes fileiras se apresentam: Os que não sabem o suficiente para precaver-se e os preconceituosos. Todos eles continuam à mercê da doença, apesar de seus procedimentos irresponsáveis e radicalismos. Não adianta fingir que a AIDS não acontece perto de mim ou poderá ocorrer comigo. Também não podemos tratar as pessoas infectadas e seus parentes com preconceito, pensando que, pelo nosso desprezo, eles serão automaticamente “isolados” da sociedade e a doença irá acabar. Precisamos buscar informações consistentes que se incorporem ao nosso comportamento para construirmos nossas defesas exteriores contra a doença. Precisamos parar com a hipocrisia para conseguirmos ver as pessoas por trás da doença. Talvez diversos estejam por aí, revoltados com sua própria condição e, por causa disso, tentando passar a doença adiante, como se isso fosse resolver seu conflito interior. Mesmo esses precisam de uma palavra que venha esclarecer, de uma opção de vida, serem chamados à realidade de suas vidas vazias.

Mas a grande maioria precisa mesmo saber, que apesar de suas decisões equivocadas ou das fatalidades, eles ainda são gente, alvos do amor do Pai. Pessoas, seres humanos, que precisam saber que existe uma solução para uma doença interior com a qual sempre conviveram e que é fatal se não tratada: a vida sem Jesus. Só o compromisso pessoal, total e irrestrito do homem e da mulher com Jesus poderá trazer a paz, a alegria e a realização interiores. Fatores que, de tanto faltarem, levam alguns a uma busca desenfreada pelo prazer passageiro e, neste, o encontro com a AIDS e a solidão.

Deixo você com os trechos bíblicos:

“Porque Deus amou à cada pessoa do mundo de tal maneira que deu seu único Filho, para que todo aquele que nele crer (confiar) não morra, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus mandou seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo.”
Bíblia, livro de João, capítulo 3 versos 16 e 17

“Confiar”, na Bíblia, implica em compromisso de vida, muito mais do que palavras, demonstrado no dia a dia, através do que sou , penso e faço. Essa é a solução para o vazio de homens e mulheres, o mesmo que os têm lançado para essa vida buscandofora o que não têm dentro e encontrado mais e mais tristeza. Dentre elas a AIDS. Informação e prevenção são excelentes, mas sem estarem aliadas a uma transformação interior não nos servirão. Preconceito é a atitude do menino que tentava proteger-se da chuva com o guarda-chuva fechado.

Meu desejo é que Deus use você para levar essa mensagem. Se você já se encontrou com a AIDS em sua vida, lembre-se: Jesus pode transformá-lo totalmente por dentro e mudar sua atitude e jeito de ver a vida.

Um abraço.

 

Texto Bíblico Utilizado: João 3:16 e 17