L. Roberto Silvado

Um novo ano se inicia, o futuro se torna presente e uma pergunta vem à minha mente: Como devo viver estes 365 dias que virão ? Com qual motivação devo planejar, agir e reagir?

Para responder a estas perguntas desejo destacar dois elementos inseparáveis, o realismo e a esperança. Para muitos, o realismo da vida e das pessoas os leva à desesperança. A esperança, para outros, é quase sempre irrealista.

“Mas a esperança volta quando penso no seguinte: O amor do Deus Eterno não se acaba, e a sua bondade não tem fim.”
Bíblia, livro de Lamentações de Jeremias, capítulo 3, versos 21 e 22.

O profeta Jeremias, no texto acima, nos ensina como devemos olhar para o dia de amanhã. Notem como ele é ao mesmo tempo honestamente realista e autenticamente esperançoso! Ainda que ele descrevesse toda ruína e angústia da situação do seu povo e de Jerusalém, ele também focaliza a sua mente na bondade do Deus Eterno. Sem fechar os olhos para aquilo que estava ruim e errado, ele projeta seu olhar para aquilo que Deus pode fazer e transformar. Ele baseia sua esperança no Senhor. “Deus é tudo o que tenho; por isso confio nele.” Ele reconhece que Deus é bom para com os que o buscam e nele esperam.

Assim devemos olhar o futuro, sabendo que o realismo nos permite fazer uma avaliação honesta daquilo que precisamos entregar e corrigir e também capacita-nos a descansar com confiança e esperança no poder do Deus Eterno.

Possa o próximo ano ser um ano cheio de esperança entrelaçada com a realidade da sua vida !

Feliz e abençoado Ano Novo para você!

Texto Bíblico Utilizado: Lamentações 3:21 e 22.