Márcio Tunala

Qual seria sua atitude em uma situação que envolvesse risco de vida para você, porem com a possibilidade de salvar a vida de alguém? Você colocaria sua vida em risco para livrar alguém da morte? Respostas como esta creio que só teríamos diante uma experiência real, mas sem duvida a natureza do homem é de proteger se em circunstancias de perigo.

Em 2007 na cidade de Nova York um homem de 50 anos, Wesley Autrey, salvou um rapaz de ser atropelado por um trem do metrô após um mal súbito. O jovem Cameron Hollopeter, 19 anos desmaiou na plataforma enquanto aguardavam o trem sul na estação da Rua 137. Após ser ajudado por Autrey ele voltou a cambalear e caiu nos trilhos do metrô. Com a locomotiva avançando, Autrey atirou-se nos trilhos, e segurou o jovem embaixo do trem, num espaço com cerca de 60 centímetros de altura. A madrasta de Hollopeter, Rachel, disse que para ela, Autrey é “um anjo”. “Ele é um herói”, disse ela em entrevista por telefone a emissora de tv. “Se ele não estivesse lá, esse telefonema seria completamente diferente”. Celebrado e abraçado como herói, Autrey disse que não acredita ter feito nada espetacular. “Fiz apenas o que eu achei que era certo”.

Notícias como esta não se tem todos os dias nos jornais e sem dúvida nos animam, pois elas lembram que existem pessoas boas e corajosas pelas ruas e que o ser humano possui uma capacidade muito grande de fazer o bem.

Mas não podemos esquecer que este mesmo ser também possui a capacidade de cometer atrocidades inacreditáveis. Deus criou o homem e o dotou de extraordinária capacidade intelectual. O ser humano é uma maquina perfeita, indiscutivelmente uma obra prima.

Mas tanta capacidade não combina com a maldade, a incoerência, e a imprudência, absurdos que acompanhamos diariamente nos jornais e que testemunhamos em nossas próprias cidades. A Bíblia relata a queda do homem no livro de Genesis e não esconde suas atrocidades relatadas em muitos fatos ao longo da história. Mais as escrituras sagradas também trazem depoimentos fantásticos do amor de Deus revelado na vida de muitos personagens. A grande mensagem relatada na palavra de Deus é que o homem transgressor e perverso tem a possibilidade de mudado, transformado, restaurado. Em meio a tantos relatos de crueldade que testemunhamos hoje noticias como a de Autrey, é um lampejo de graça, um motivador que nos inspira a continuar acreditando e investindo nas pessoas.  Eu creio que no lugar dele eu faria a mesma coisa que ele fez, com o mesmo pensamento de que devo fazer apenas aquilo que acredito ser o certo.

“Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo”.

Texto Bíblico Utilizado: Filipenses 2:3