Nenhum dos dois é problema!

Átila

capitalismo-socialismoAcabo de retornar de uma viagem de quase um mês para Cuba, o último país socialista das Américas! Pude aprofundar meu conhecimento sobre o socialismo. Já li todas as obras importantes de Marx e Engels, analisei os efeitos sociológicos do regime por meio dos olhos de grandes historiadores e entendidos de nosso tempo, mas essa foi a minha primeira visita, pesquisa de campo, contato com uma realidade socialista. Conversei com membros do partido, religiosos, educadores, profissionais atuantes em diversas esferas da sociedade, sobre como é viver sob uma política socialista. Tirei fotos, visitei lugares, ensinei por lá. Minhas impressões? A educação oferecida é exemplar, todos têm oportunidade de seguirem com seus estudos até a faculdade sem problemas de vestibular ou escolas privadas. Só encontrei analfabetos na população com mais idade (70 – 80 anos) que explicam essa condição atirando pedras contra essa herança recebida do antigo governante. O atendimento médico é exemplar embora os efeitos do embargo econômico possam ser sentidos com muita clareza na falta de medicamentos básicos nas instituições.

Bem, esperem aí! O capitalismo puro também tem suas virtudes particulares. Sob ele podemos gozar da liberdade de ir e vir, de escolher governantes, de buscar o melhor para nós dentro ou fora do país, de gozar de oportunidades de emprego, de ascensão do estilo de vida para a família, de acesso à informação. O detalhe em toda essa confrontação filosófica é que nenhuma das duas opções de orientação social manteve seus postulados básicos, aqueles que as consagraram como grandes idéias para um grande mundo. O detalhe desagregador por trás da falência, da corrupção, da exploração, da opressão dos povos, da violência, dos assassinatos sem causa e sem culpado, da degradação social e política, dos códigos formados por leis classificadas como “de sobrevivência”, dos roubos, das drogas, dos acidentes violentos, dos abortos infundados, do “caradurismo”, da infelicidade foi revelado há anos e muitos (?!) já conseguiram percebê-lo com clareza. Vamos fazer um teste. Leia os textos abaixo e descubra o detalhe desagregador:

“Não há ninguém justo, ninguém que tenha juízo; não há quem adore a Deus. Todos se desviaram do caminho certo, todos se perderam. Não há mais ninguém que faça o bem, não há ninguém mesmo. Mentem e enganam sem parar. Mentiras perversas saem das suas línguas, e palavras de morte, como o veneno de cobras, saem dos seus lábios. As suas bocas estão cheias de terríveis maldições. Eles têm pressa de ferir e matar. Por onde passam, deixam a destruição e a desgraça. Não conhecem o caminho da paz e não aprenderam a temer a Deus.” (Bíblia, livro de Romanos, capítulo 3 versos 10 a 18)

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá?” (Bíblia, livro de Jeremias, capítulo 17 verso 9)

“De onde vêm as lutas e guerras entre vocês? Vêm dos maus desejos que estão sempre lutado dentro de vocês. Vocês querem muitas coisas, mas como não podem tê-las, estão prontos até a matar para conseguí-las. Vocês cobiçam, mas como não podem conseguir o que querem, brigam e lutam. Não conseguem o que querem porque não pedem a Deus. E, quando pedem, não recebem porque pedem mal. Vocês pedem as coisas para usá-las em seus próprios prazeres.” (Bíblia, livro de Tiago, capítulo 4 versos 1 a 3)

Descobriu? O próprio homem é esse fator! As palavras da Bíblia revelam isso. A única maneira de mudar a história de vida desse homem-fator é o pacto eterno que precisa fazer, agora mesmo, com Deus, entregando-se a Ele e de uma vez por todas. É um grande milagre que ocorre todos os dias nas vidas de milhares de pessoas. Esses já estão experimentando a mudança total de paradigmas, uma lucidez de alma e mente, uma transformação de visão em relação ao mundo e a sua estada nele.

Agora falta você alistar-se nesse exército da paz verdadeira, que não avilta, nem violenta. Pelo contrário, compartilha vida com qualidade, para hoje, amanhã e eternamente, para todos que a quiserem! Entregue-se a Jesus agora mesmo!

Texto Bíblico Utilizado: Romanos 3:10-18