Átila

Vai começar mais um ano… Algo que me ajuda a rir e descontrair em cada novo ano são as previsões. Tanto quanto alguns horários políticos! O pessoal entabulou elaboradas asseverações! Semelhante a anos passados, quando se revestem de frases de efeito e sentenças sonoras para dar crédito, infundir medo, reafirmar a veracidade e eficácia das afirmações e reabilitar o velho adágio “As cartas não metem jamais!”, para simples mortais como eu e você. Uma citação que ouvi sobre um artigo de Otto Lara Resende escrito no final de dezembro de 1991 ajudou-me a refletir sobre “as previsões”:

“Tanto vidente neste mundo, tanto astrólogo, tanto tarólogo, pitonisas às pampas, e ninguém me contou que a URSS ia acabar, como acaba uma peça de teatro. Ou um filme. Adivinhos e arúspices aos montes, profetas e futurólogos, e nenhum Herman Kahn me cochichou que eu ia ver cair o Muro de Berlim… Se tivesse a minha tendinha de haríolo, mesmo a preços módicos, já tinha feito a minha trouxa e ia me esconder no deserto. Ia fazer penitência. Quebrava antes a minha bola de cristal, por mais límpida que fosse. E deitava fora o turbante, enquanto rasgava o baralho, carta por carta. Então mundo dá essa virada e ninguém pressente no ar? É humilhação demais para quem vive do esotérico… Onde estavam os videntes? Ou são exímios passadólogos? Adivinham o passado com minúcia, mas nem uma palavra sobre Gorbatchev!”

É a tendência natural da pessoas querer preparar-se para o futuro desconhecido. É a ilusão explorada por Spielberg no filme “De volta para o Futuro” (2 ou 3?).

Pensar que de, alguma maneira, podemos controlar o que sobrevirá a nós e a nossos queridos nos enche de segurança e premeditação. Porém, a experiência tem mostrado que ninguém tem acesso ao futuro verdadeiro, senão Deus. Nem Nostradamus conseguiu prever o futuro. Eu mesmo já entrei em contato com 5 versões de interpretação das palavras “confusas” dele. Especialistas dizem que era isso e aquilo que ele afirmou mas discordam entre si mesmos! A Bíblia apresenta palavras como essas:

“Deveras me apliquei a todas estas coisas para claramente entender tudo isto: que os justos e os sábios, e os seus feitos, estão nas mãos de Deus; e se é amor ou se é ódio que está à sua espera, não sabe o homem. Tudo lhe está oculto no futuro.” Eclesiastes 9:1

O texto diz que os homens estão nas mãos de Deus e por isso não há como prever o futuro. Não existe maneira de adivinharmos o futuro. Mas posso terminar arriscando uma pequena previsão: se você comprometer-se com a vontade de Deus agora mesmo, entregando tudo o que foi, é e será, tudo o que teve, tem e terá, enfim, um pacto total, irrestrito e eterno com Ele irá viver seguro, tranqüilo e sem temor do mal! Gostou? Bem, mas tenho que lhe dizer que não vi isso nas estrelas ou num oráculo pessoal, mas são palavras do próprio Deus:

“O temor ao Senhor é o princípio da sabedoria… O que me der ouvidos habitará seguro, tranqüilo e sem temor do mal” Provérbios 1:7 e 33.

Que tal abandonar esse negócio de adivinhação e o medo/temor para viver uma vida que vale a pena ser vivida, que transforma você de dentro para fora, que o leva à segurança tranqúilidade e destemor? Eu já fiz isso. É maravilhoso! Converse com Deus agora mesmo!

Um abraço,

“Ninguém previu o Kaos”, Otto Lara Resende, Folha de São Paulo, 15/12/91