L. Roberto Silvado

pessimismoEstou viajando de trem de Kishnev, capital da Moldávia, país da antiga união Soviética, para Bucareste na Romênia.  É uma agradável viagem vendo a bela paisagem das terras mais férteis da Europa. Comigo na mesma cabine está Artur, um moldaviano de 24 anos que trabalha com consultoria na área de importação-exportação. Artur é um jovem brilhante, de boa aparência, boa formação acadêmica e cheio de oportunidades diante de si. Quando começamos a conversar sobre o quadro político da atualidade ele fez uma afirmação impressionante: Ele começou a falar o que existe no coração da maioria dos jovens urbanos pós-modernos!

Eu tenho uma perspectiva pessimista da vida. Eu creio que tenho que aproveitar ao máximo o hoje para ter prazer já que acredito na possibilidade de a qualquer momento um dos líderes mundiais fazer uma besteira e desencadear uma guerra com consequências imprevisíveis. Não sei quanto tempo vou viver!

Ele falou isto com um ar sombrio na sua face. Onde foram parar todos os planos e possibilidades  expressos no começo da nossa conversa sobre a União Européia? Infelizmente a juventude pós-moderna está vivendo sem esperança de uma vida melhor, de um mundo melhor. Eles tem alternado entre dois extremos – se tornam pessimistas e desiludidos ou retardam a passagem para a vida adulta responsável permanecendo como “eternos adolescentes” até os 30 anos de idade!

Infelizmente muitos de nós adultos também temos sido contagiados pelo mesmo “vírus existencial” e não conseguimos ver uma saída. Só falamos mal do governo, da economia, da família, da vida, de Deus, etc. Perdemos a esperança de que as nossas vidas possam contribuir para uma sociedade melhor.

Você tem se sentido assim ultimamente? Eu gostaria de deixar com você uma palavra de esperança e de desafio. Palavra de esperança porque independente da realidade percebida ao nosso redor existe um Deus que é amor e que está presente para nos ajudar.  Quando o profeta Eliseu enfrentou a possibilidade de morrer ao ser atacado pelos assírios o seu empregado desesperado só via os exércitos inimigos.

Então o profeta Eliseu disse:

“Não tenha medo, pois aqueles que estão conosco são mais numerosos do que os que estão com eles”

Então ele orou assim:

“Ó Deus Eterno, abre os olhos do meu empregado e deixa que ele veja!”

Deus respondeu à oração dele. Aí o empregado de Eliseu olhou para cima e viu que ao redor de Eliseu o morro estava coberto de cavalos e carros de fogo.

Presença divina que só pode ser vista pela fé. Você está percebendo a presença de Deus na sua vida? Você precisa que Deus abra os seus olhos para ver além da realidade nua e crua ao seu redor? Parece que só existem inimigos e Deus não está próximo?

A palavra de desafio que eu deixo com você é que, independente das circunstâncias e dos seus sentimentos neste momento, busque a Deus de todo o seu coração pedindo que ele ajude-o a descobrir o quanto ele o ama e como ele está bem perto para proteger a sua vida!

Porque perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado ….. perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade.

Deus o abençoe!

Textos bíblicos utilizados:

Texto Bíblico Utilizado: 2 Reis 6:16,17; Salmos 34:18; 145:18