Hedy Silvado

Quando corro no parque, todas as manhãs, uma coisa que me chama a atenção é o calçado das outras pessoas. Outro dia, uma senhora, talvez um pouco mais nova do que eu, corria com um tênis inadequado, de sola muito fina e a cada passo, eu via seu corpo estremecer com o impacto. Não pude me conter e lhe disse: “Você precisa de um tênis com sola mais grossa para correr, isto vai te fazer mal! Suas juntas vão sofrer! Este tênis não absorve impacto”.

Ela parou de correr imediatamente e começamos a conversar sobre a importância do calçado adequado para a prática de esportes. Ela pensou que eu fosse personal trainer ou professora de educação física. Eu lhe expliquei que não, mas que há 18 anos eu corria e que já havia lido muito sobre o assunto, além disso fiz um curso com o Dr. Cooper nos Estados Unidos (Aerobic Fitness), nos idos anos 80.

Vim para casa e fiquei pensando no que acontecera. Como as indústrias gastam em comerciais, patrocínios etc., para ganhar os consumidores! Será que quando você compra um tênis você o faz porque compreende a importância de ter um calçado bom, estável, ou você só o comprar por causa da marca?

Nossos pés tem de suportar o peso de nosso corpo o dia inteiro, que responsabilidade para dois “apêndices” tão pequenos, proporcionalmente falando. O calçado do atleta deve ser confortável, dar apoio adequado, proteção e juntamente com as palmilhas, reduzir o impacto sofrido pelos pés.

Assim como nossos pés estão sujeitos ao desgaste, também o nosso coração está no sentido espiritual. Tão importante quanto os tênis são para nossos pés, assim é o nosso relacionamento com Deus para o nosso coração. Sem Deus, nosso coração pode se endurecer, ficar calejado. O verdadeiro absorvedor de impacto do coração é Jesus, ele é a “palmilha do coração”. Cada um precisa estar trajado adequadamente para enfrentar as ciladas da vida.

Devemos continuar “andando na luz do Senhor” (Isaías 2:5) e de forma humilde (Miquéias 6:8) com a certeza de que podemos recorrer a ele quando sentimos um peso no coração, por que ele é “o Deus de toda consolação, que nos conforta em todos os nosso problemas (2 Coríntios 1:3-4). Os tênis que usamos todos os dias para correr se acabam em 6 meses. Nosso relacionamento com Deus dura para sempre. “Seu amor dura para sempre” (Salmos 136:1).

Ao começar um novo dia, amarre bem os cadarços de seu tênis e não esqueça de colocar a armadura de Deus. Jesus deve ser o primeiro em seu coração no início de cada dia. Amarre bem forte estes cadarços!

Deixe que Jesus absorva os choques e estresses de sua vida!

Um abraço.