L. Roberto Silvado

Pesquisadores estão usando um termo novo para explicar a atitude de muitos pais nos dias de hoje. “Pais helicópteros” são aqueles pais que estão investindo muito na vida dos seus filhos e consequentemente têm alimentado expectativas muito altas com relação às realizações futuras dos mesmos.

Estudiosos do comportamento humano têm registrado um comportamento comum nestes pais. Eles estão sempre “voando sobre os filhos” e prontos para aterrissar evitando qualquer desvio de percurso que possa comprometer as suas metas ou para resolver pelos filhos qualquer problema que surja, pois não podem correr o risco dos filhos tomarem decisões erradas.

“Pais helicópteros” vivem suas vidas flutuando sobre as vidas dos seus filhos e acabam sufocando o desenvolvimento da identidade dos filhos, pois estão projetando neles os seus próprios sonhos ao invés de vivê-los nas suas próprias vidas. Pais que vivem assim não estão criando os filhos para a vida. Sabemos que “os filhos são herança do SENHOR, uma recompensa que ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude.” Guerreiros têm flechas para atirá-las e assim devemos entender a nossa tarefa ao criar nossos filhos – criamos nossos filhos para “atirá-los para a vida adulta”!

Você está projetando seus sonhos sobre seus filhos ou ajudando-os a descobrir os sonhos de Deus para suas vidas? Você tem incentivado seus filhos a fazer teste vocacional para ajudá-los na escolha profissional? Você tem orado com eles e por eles pelas escolhas básicas da vida – profissão, cônjuge e aceitar Cristo como Salvador?

Ao invés de sermos “pais helicópteros” devemos ser “pais segundo o coração de Deus” para usados por Deus abençoarmos nossos filhos preparando-os para viver sem a nossa presença, preparados para a vida adulta!

Texto Bíblico Utilizado: Salmos 127:3,4