L. Roberto Silvado

Enquanto eu caminhava pelo parque comecei a perceber os sinais da mudança de estação. Mais uma vez o inverno começava a dar lugar à tão esperada primavera. Conforme as estações do ano se sucedem muda a temperatura, umidade, luminosidade. As árvores, animais e seres humanos adaptam-se a estas mudanças em um ritual permanente.

As plantas sabem que a primavera é estação para renascer e se refazer, florir e reproduzir. Dá gosto de ver os galhos de ipê sem folhas e carregados de ramos de flores, ver as azaléias cobertas de flores brancas, rosas e vermelhas. Cheirar o aroma do jasmim ao ser carregado pela brisa no anoitecer. É a natureza respondendo à temperatura temperada característica mais forte da primavera.

Mas, espere um pouco, ainda não chegou a primavera. Ainda estamos no inverno. Temperaturas mais quentes em pleno inverno? Temperaturas de uma próxima estação? As plantas foram enganadas e a qualquer momento podem ser surpreendidas por uma onda de frio que prejudicará a sua festa primaveril.

Este tipo de fenômeno muitas vezes acontece conosco. A nossa percepção da realidade é prejudicada por alguns acontecimentos e sem perceber começamos a agir como se estivéssemos vivendo uma outra estação da vida.

Não é porque sou saudável e muitos me elogiam por ser bem “conservado” que deva me comportar como um adolescente e perder a alegria de viver a terceira idade em toda a sua plenitude. Não é porque sou atraente a alguém do sexo oposto que posso esquecer que não mais sou solteiro mas vivo com um compromisso conjugal. Não é porque sou uma criança responsável que deixei de ter a necessidade de brincar e chorar no colo de alguém.

O grande sábio já disse que “Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu: Tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter, tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de jogar fora, tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar.”

Você está tendo dificuldade de identificar o “tempo certo” para viver cada fase da vida? “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento.”

Peça sabedoria a Deus e você verá a sua percepção da realidade clarear como o dia no amanhecer!

Deus o abençoe!

Texto Bíblico Utilizado: Eclesiastes 3:1,2,4-7; Tiago 1:5-6