L. Roberto Silvado

Creio ser este o maior desejo de qualquer filho ou filha em nossa sociedade apressada! Mãe e pai saem para o trabalho cedo, um dos dois volta em casa no horário do almoço para dar o almoço e volta correndo para o escritório.

  • Quem vai buscá-los à tarde?
  • Eu tenho uma reunião extra no escritório hoje.
  • E aquele cliente que só pode ser visitado depois da seis da tarde?
  • A solução é colocá-los em uma escola de tempo integral para não ficarem em casa sozinhos durante o dia.
Vivemos em uma sociedade cheia de filhos órfãos com pais vivos!!

A família moderna se desestruturou com a saída da mãe para o mercado de trabalho e ainda procura alternativas para voltar a ser família. Neste mês da criança eu gostaria de dar algumas sugestões de como uma família contemporânea, com pais que trabalham fora de casa, pode viver como família e não apenas como pessoas com laços de parentesco vivendo debaixo do mesmo teto. Abaixo você encontrará uma lista de presentes para o dia da criança.

eu-quero-voces

  • Dê de si mesmo aos seus filhos! Pais que trabalham costumam aliviar a consciência dando presentes para os seus filhos. Sente-se com eles para ver a lição de casa, role no chão fingindo uma briga, chute bola e jogue video-game, mesmo levando uma surra desta geração de especialistas. Lembre-se de que você é o melhor presente!
  • Seja um ouvinte mais atento! Estamos tão cansados do trabalho ou tão ocupados realizando as tarefas domésticas que não damos atenção ao que nossos filhos desejam nos dizer. Existe uma relação direta com o ouvirmos nossos filhos na infância e o fato de mais tarde na adolescência existirem linhas de comunicação entre pais e filhos.
  • Construa memórias da família! Nos fins de semana procure ir a lugares como família. Não vá apenas a lugares onde a família acaba se separando. Tire fotos bonitas e engraçadas … “desperdice” filme registrando aquele rosto sujo de feijão ou aquela careta que só ele sabe fazer. Coloque depois estas fotos na geladeira para que todos possam lembrar-se do evento! Caminhar no parque descalço ou acampar no quintal da casa, caminhar na chuva dando risada ou colocar uma pedra de gelo dentro da roupa … periodicamente reconte as histórias da sua família.
  • Divirta-se com os seus filhos! A vida é muito curta para vivê-la sem dar boas risadas. Ria de você mesmo, das circunstâncias, peça a Deus para ajudá-lo a ter esta disposição. “Quando aprendemos a rir em grupo também aprendemos a amar e trabalhar em grupo. “Você já contou aquela última piada aos seus filhos? Eles adorarão ser dignos de ouvir você contar-lhes uma piada. Aprenda a dar risada das suas malcriações (claro que longe deles). Durante uma viagem relembre as situações engraçadas que vocês viveram e dêem boas risadas.
  • Anime mais os seus filhos! Vá aos eventos da escola dos seus filhos. Assista ao jogo do seu time. A mensagem será bem clara: “Você é tão importante que eu parei tudo para vir até aqui.” E não é verdade que eles são importantes para nós? Corremos tanto e o tempo é tão escasso que muitas vezes nos esquecemos de elogiar nossos filhos. São tantas coisas a serem corrigidas em tão pouco tempo de convivência que `as vezes o nosso “estar juntos” equivale a um tempo de queixas e reclamações. Procure equilibrar as correções tão necessárias com elogios, com palavras de carinho e apreciação. Qual foi a última vez que você falou a seus filhos que você estava orgulhoso dele porque …? Experimente dizer isto ainda hoje!
  • Fale de Deus para os seus filhos! Muitos pais estão dizendo que não ensinam religião aos filhos pois quando crescerem eles escolherão a sua religião. Esquecem-se eles que ao serem “neutros”, na realidade estão passando um conceito de que Deus é irrelevante e podemos viver sem ele. Fale da sua fé aos seus filhos … quando crescerem eles terão um referencial para elaborar as suas próprias convicções. Leia a Bíblia com eles e para eles. Existem tantos livros que apresentam narrações bíblicas ilustradas. Nossa família tem ótimas memórias das nossas representações de histórias bíblicas. Que criança não ficaria feliz de montar nas costas do papai que é o animal da história … Para que eles conheçam o amor de Deus revelado através de Jesus eu preciso demonstrar este amor aos meus filhos através das minhas ações e palavras.
Escolha pelo menos um dos presentes acima e faça seu filho feliz não apenas no dia da criança mas durante toda a sua vida!

Deus o abençoe.