Enfrentando a Rejeição

Temas: Todas, Vida Interior Faça um comentário
Hedy Silvado

enfrentando-a-rejeicaoQuando sentimos o “frio” de uma rejeição – seja através da traição de um amigo, de um mal causado por alguém da família, da infidelidade do cônjuge – pensamos se alguém algum dia vai nos amar novamente. Tentando encontrar algum sentido no meio da nossa dor, podemos responder à rejeição de maneiras destrutivas:

Achar que a culpa é nossa – “O que será que eu tenho de errado que faz com que as pessoas se afastem de mim? Será que causo tanta repulsa a ponto de ninguém conseguir me amar?”

Jogar a culpa nos outros - Assim, os vemos como seres malévolos responsáveis pelo fracasso do relacionamento. “A culpa é só deles”.

Culpar Deus pela nossa dor – Pensamos que se Ele está no controle de nossas vidas e nos ama, então, Ele deveria nos proteger de experiências como estas.

No princípio jogar a culpa em Deus, nos outros e sobre nós mesmos parece funcionar bem, pois nos ajuda a explicar a razão da nossa dor e nos mantém aparentemente no controle da situação. Mas nenhuma destas maneiras destrutivas de enfrentar a rejeição são respostas verdadeiras. O que realmente precisamos é nos achegar a Deus, que “está perto dos que sofrem e salva os de espírito abatido”.

Somente assim começaremos o processo de “luto” pela perda de um relacionamento. O sofrimento é importante porque nos faz pedir a ajuda de Deus, e nos abre para a cura que ele quer promover em nossas vidas. Pode não parecer assim no início, mas a cura começa quando enfrentamos e aceitamos a tristeza e a decepção.

O processo de crescimento é difícil. Respostas destrutivas à dor da rejeição podem nos tirar a alegria, a paz e o amor, mas se, ao contrário, respondermos de maneira saudável, sofrendo e pedindo a ajuda de Deus, teremos nosso caráter fortalecido, nossa fé aprofundada e permitiremos que Deus mude e cure nossos corações.

Nós podemos aprender a nos agarrarmos a realidade e a esperança de que Deus nos ouve e que finalmente nos livrará, mesmo no meio de uma rejeição muito doída.

Baseado em Salmos 34: 15-22

Enviar esta mensagem por email Enviar esta mensagem por email

9 comentários para “Enfrentando a Rejeição”

  1. maria disse:

    Gostei muito do que disseram. Pra mim é de uma grande ajuda, porque não aguento mais ser desprezada.
    Durante um bom tempo fui rejeitada e até hj sou rejeitada por alguém que amo de mais. Ontem foi o fim da picada, pois não suportei mais uma vez ser tratada feito um animal irracional. Só Deus na minha vida, pois nunca esbravejei tando contra uma pessoa. Sinceramente, eu não quero sentir esse ódio que estou sentindo… Estou pedindo a Deus muita ajuda, pois ainda sinto vontade de esganá-lo…

  2. lis disse:

    Post muito bom, me fez pensar sobre minha vida, meu relacionamento acabou e sempre me culpo e ele tb me culpa pelo fim eu quiz voltar para ele pois amo ele d+ mas antes o homem que me amava nao vivia sem mim, parece que ele morreu e agora só me pisa e me humilha não queria sentir essa dor.Só Deus pra me ajudar nesse momento tão dificil em minha vida. Queria odia-lo mas nao consigo, tomara que isso um dia passe.

  3. Viviane disse:

    Foi muito bom ler essa mensagem, às vezes as situações fogem do nosso controle e as pessoas nos tratam com desprezo é horrível esse sentimento de rejeição, machuca, faz a gente nos sentir tão pequenos, mas sei também que Deus está acima de tudo e que devemos olhar para ele. E só vamos permanecer com esse sentimento se nós permitirmos essa situação. Temos que olhar para Deus!

  4. Luciano disse:

    Sim, mto bonito e interessante o q está escrito na msg…..mas a solução, ou resposta é para quem tem Fé e acredita me Deus.
    E para aqueles q são de pouca Fé, ou de Fé inexistentes…como fica uma possível solução, como reverter a rejeição. Como superar e restabelecer a confiança em si depois de ser rejeitado????

  5. Maria disse:

    Se isso pode aliviar… Pense que vc está sendo rejeitada, mas que vc também poderia ser a pessoa que rejeita, em algum momento em nossas vidas, também temos que escolher e procurar a nossa felicidade, e numa dessas escolhas podemos rejeitar alguém… Hoje estou sofrendo pelo termino de um namoro, mas se olhar para trás já rejeitei alguém pra ficar com outra pessoa… É o livre arbítrio, todos procuram a felicidade… Temos que nos conformar e procurar alguem que nos ame…

  6. Graciano Adriano disse:

    Também fui rejeitado um dia, os meus filhos e netos não deixarei serem rejeitados, o que eu passei eles não podem passar. permanece na fé Deus te ama.

  7. Jocieli disse:

    Amei o texto e veio na hora certa. Hoje estou me sentindo muito, mais muito rejeitada na vida sentimental por um amigo. É horrível você amar alguém e essa pessoa não te amar e ainda por cima fletar na sua frente com uma outra pessoa. Mas na vida tudo que colhe se planta, no inicio não conseguia conviver com este sentimento e maltratava direto esse amigo, por infância e até mesmo por ciúmes, hoje que estou mais madura, vejo ele mais distante. Sofro muito e só peço à Deus uma coisa: Que me aumentar a fé para que eu possa mudar esta situação de frustração em benção. Eu creio!

  8. Neila abreu disse:

    Proponho que leiam livro mulheres que amam demais. Mt bom e ajuda a sair da codependencia e dor. Deus êh nosso pai enao nos deixa órfãos..

  9. vanessa disse:

    Eu adorei todos os textos, me ajudou a encherga q netudo esta perdido, pois é deus te ajudaclaro se vc quizer pq ele está no controle……obrigado

Deixe um comentário

WP Theme & Icons by N.Design Studio
RSS das mensagens RSS dos comentários Log in