Jason Figueira

e-preciso-saber-viverOs Titãs regravaram em seu último CD acústico uma música de Roberto e Erasmo Carlos que tem um título muito interessante: “É preciso saber viver”. A música fala que “é preciso ter cuidado para mais tarde não sofrer, e que toda a pedra no caminho você pode retirar; se uma flor tem espinhos, você pode se arranhar; se o bem o mal existem, você pode escolher, é preciso saber viver…” Mas o que é saber viver? Você sabe viver de verdade? Esse questionamento deveria ser feito por todas as pessoas, mesmo os que pensam que fazem tudo correto…

É impressionante ver que jovens de classe média e alta estão entrando no mundo da criminalidade pois não compreenderam o que é saber viver. Teoricamente eles não teriam motivos para percorrer estes caminhos tortuosos pois não lhes falta nada em casa. O cantor Wando (aqueles das musicas românticas) está vivendo um drama com seu filho “Wandinho Pitbull”: A tempos Wandinho está envolvido com tráfico de drogas e não consegue largar o vício. Mas o que leva um jovem de classe alta a precisar drogar-se e beber demasiadamente chagando até mesmo a roubar e traficar para alimentar seu vício? Ele foi preso desta vez por querer espancar um frentista de um posto e pelo que dizem não havia motivos aparentes. Para o cantor Wando, o problema é que os pais oferecem tudo a seus filhos – carrões, dinheiro, etc – sem que estes precisem se esforçar para ter nada. Será que oferecer tudo a seu filho é o melhor caminho para educá-lo? Seu dinheiro não poderá comprar a felicidade de seu filho! Mais importante do que trabalhar para oferecer-lhe bens materiais é ensiná-lo a viver, mostrando-lhe suas pegadas para que ele saiba onde pisar e onde não pisar. Ter ou não muito dinheiro não significa necessariamente que você soube aproveitar sua vida.

Para muitos, saber viver é aproveitar “tudo de bom” que a vida oferece. O negócio é desfrutar o momento e não se preocupar com mais nada, como se amanhã não se colhesse o que se planta hoje. O cigarro de hoje desencadeará uma série de problemas para o seu corpo amanhã. A maconha abrirá as portas para drogas mais pesadas e para um mundo de ilusões e alegria artificial. Ter uma vida sexual desregrada trará também suas consequências. É importante aproveitar a vida com sabedoria e, como diz a música, tomar cuidado pois “se uma flor tem espinhos você pode se arranhar”. Por mais fascinante e bonitas que algumas coisas pareçam, cuidado para não se arranhar em seus espinhos.

Se você está vivendo práticas que lhe trarão problemas, ou que já são problemas, saiba que “toda a pedra no caminho você pode retirar”. Errar é humano mas persistir no erro não é nada inteligente. Se você já tentou parar de fumar e não conseguiu, o que custa tentar mais uma vez? Se o trabalho tem tomado todo o seu tempo e você é um ausente em sua própria casa, procure passar mais tempo com sua família. Se você é um jovem que procura desfrutar tudo que a vida lhe oferece sem se preocupar com as consequências, cuidado! Saber viver não significa somente fazer coisas que te satisfazem mas é também fazer felizes as pessoas que estão à sua volta. Não sei qual é a pedra no caminho que você precisa retirar, e o objetivo deste texto não é te dar uma fórmula para viver melhor, mas alertar que é preciso decidir a vida que você quer levar, ou a vida te leva!

“Se o bem e o mal existem, você pode escolher”. “Há caminhos parecem certos, mas podem acabar levando para a morte” (Bíblia, livro de provérbios, capítulo 14 verso 12). Deus pode te ajudar a se livrar de qualquer problema, mas é necessário partir de você o desejo de mudar o que não está legal em sua vida. Lembre-se sempre que é preciso saber viver!

Aproveite sua vida!

Texto Bíblico Utilizado: provérbios 14:12