Átila

Não posso esquecer que uma das maneiras mais objetivas em que aprendi a valorizar as coisas do meu país, foram os jogos da Copa de 70. Meu pai e eu nos reuníamos na sala para assistirmos ao jogo. No momento do hino nacional ele aumentava o volume da TV ao máximo e cantava a plenos pulmões, com sua bela voz, as linhas melodiosas e cheias de poesia de nosso hino nacional. Ao final, com lágrimas nos olhos dizia:

Bandeira do Brasil“Filho, não temos muitas coisas, mas o que ninguem poderá tirar de nós é o orgulho de fazer parte dessa nação, estar sob essa bandeira…” Eu nunca mais me esqueci disso. Eu fazia parte de uma grande nação! Infelizmente, alguns dos nossos líderes, por anos a fio, têm tratado essa grande nação como se fossem “descendência direta” dos antigos conquistadores portugueses que no afã egoísta do enriquecimento rápido, pilharam, roubaram e “exportaram” as nossas riquezas em detrimento das pessoas que aqui viviam, sem considerá-las, sem ao menos pensar nas histórias representadas em cada rosto, em cada povo, em cada manifestação cultural… daqueles que foram os primeiros brasileiros, mesmo considerados inferiores a partir de uma categoria “evolutiva” que, sem dúvida, colocaria a sociedade “desenvolvida” da época no topo dela, apesar das mortes e da escravidão que ainda eram moeda corrente daqueles que o faziam em nome do crescimento da humanidade!

Ser brasileiro significa muito! Ter a oportunidade de comemorar um dia de independência em relação àquelas forças tirânicas que poderiam ter escrito um futuro sinistro, totalmente diferente deste que vivemos, é maravilhoso! Não é cafona ou fora de moda ostentar as cores da nação e demonstrar amor pelo lugar em que nascemos e vivemos. Afinal de contas, pessoal, nosso país é repleto de riquezas, não sofre com tornados e terremotos, não vive sob a tensão de uma guerra civil, franqueia espaço para a manifestação dos gostos, de tendências, as mais diversas, propicia a convivência pacífica entre as raças e se tornou pátria para milhares de imigrantes que se instalaram aqui e conquistaram a oportunidade de serem cidadãos… Otimismo cego? Claro que não! Temos muito que crescer, vencer a fome, o analfabetismo, a pressão que a falta de emprego nos traz, e a violência que cresce nas grandes cidades, obviamente não sã do Brasil, mas do mundo! Porém temos condições para fazê-lo!

Mas uma coisa importantíssima tem feito falta à  nossa pátria! A Bíblia diz:

Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor!
(Bíblia, livro de Salmos, capítulo 33 verso 12)

Se os princípios bíblicos de justiça, relacionamento interpessoal e vivência fossem a plataforma política de nossos governantes e o padrão de atuação em todos os âmbitos de nossa Sociedade, poderíamos estar vivenciando outras realidades nessas questões fundamentais que afligem a cada um de nós!

Precisamos nos posicionar com corações e mentes sem lançar ao desprezo a nossa pátria, onde nascemos e vivemos. Precisamos orar para que Deus abençoe essa nação, para que nossos líderes sejam por Ele confrontados com suas próprias atitudes e ações e entendam que sua função é de grande honra, que implica em dignidade e senso de compromisso, e que compreende liderar para o melhor um povo muito especial!

Que você se posicione, agora, buscando a Deus de todo seu coração, para que a felicidade possa vir sobre nossa pátria, não só no dia de sua independência, como também nas próximas eleições, entendendo que você é peça chave para o desenvolvimento de nossa grande nação, por menor que se sinta! Vamos lá!

Você não nasceu ou vive no Brasil por um mero acaso…

Um abraço,

Texto Bíblico Utilizado: Salmos 33:12