L. Roberto Silvado

Um amigo me incentivou a assistir o filme “Advogado do diabo” e, pensando no “sucesso” de bilheteria, eu fui. Lamentavelmente esta pessoa não tinha muito discernimento a respeito de conceitos da Bíblia embora freqüentasse uma igreja. Como dizer que um filme como aquele é “bíblico” e que “o produtor deve conhecer a Bíblia para fazer um filme assim” ?

Eu gostaria de fazer algumas considerações positivas com relação ao filme: Os efeitos especiais nos dão uma pequena idéia de alguns dos poderes de satanás; Conforme é repetido varias vezes no filme, a vaidade humana é realmente uma das janelas prediletas do Satanás para penetrar em nossas vidas e nos influenciar a pecar contra Deus (1 João 2:15-17); O livre arbítrio é de fato uma benção dada por Deus para que o ser humano viva com responsabilidade os seus dias sobre a face da Terra.

As considerações abaixo expressam a minha opinião quanto ao conteúdo do filme e a minha indignação com relação a pessoas que conhecem a Bíblia e assistem algo assim sem distinguir as artimanhas do diabo. Não me surpreende os produtores de cinema fazerem um filme assim. O surpreendente é que o povo cristão não assuma uma postura ética junto à sociedade. Deus é apresentado no filme como um ser distante, indiferente às necessidades humanas, “brincando” conosco e com os acontecimentos da história das nossas vidas. Deus estaria ausente da existência do ser humano. Este conceito é diabólico e tem sido ensinada pelo inimigo das nossas almas para gerar ressentimento contra Deus e uma falsa imagem de auto-suficiência para o homem. De fato o livre arbítrio nos foi dado por Deus para vivermos com responsabilidade. Esta é uma das meias-verdades do filme em pauta. Satanás desde a criação tem sido o pai da mentira usando meias-verdades para enganar as pessoas. O filme passa a idéia de que com o nosso livre arbítrio nós podemos vencer as tentações de Satanás. Mentira, é só com o poder de Deus que nós podemos vencer as artimanhas de Satanás. Na nossa própria força só conseguiremos ser enganados por ele. Satanás é apresentado como o deus deste século detendo o poder econômico, influenciando os acontecimentos da sociedade humana para atingir os seus propósitos. Ele afirma: “Eu armo o palco mas quem age são os humanos.” E Deus onde fica nesta história toda? É verdade que a Bíblia nos diz que satanás é o deus deste século porém ele não está solto e não é senhor de tudo e de todos como o filme apresenta. Existe uma batalha espiritual sendo travada e nós já sabemos que a vitória está em Jesus para todo aquele que nele crer e para ele viver. (Bíblia, livro de Efésios, capítulo 6)

Eu sei que corro o risco de despertar a curiosidade de alguns para assistir a um filme que sinceramente NÃO RECOMENDO! Porém prefiro correr este risco para que venhamos a desenvolver uma postura mais crítica à vida, e aos filmes e programas que vemos.

O nosso Pai celeste é pai, importa-se conosco, não nos trata como marionetes ou “produção animada” abandonada à própria sorte. Não podemos vencer as artimanhas de satanás apenas com o nosso livre arbítrio, devemos usá-lo sim para decidir reconhecer nossa incapacidade e para decidir buscar o poder de Deus que nos dá a vitória.

Texto Bíblico Utilizado: Efésios 6