A Mão Direita

Temas: Atitude, Sociedade, Todas Faça um comentário
Adaptado por Irma Helenn

a-mao-direitaDas duas mãos que temos, a direita é a que mais trabalha. Com ela fazemos tudo, o que fica para a esquerda é o mínimo de tarefas. A menos que se trate de um ambidestro, capaz de usar indiferentemente a mão direita ou a esquerda, o que acontece com muito pouca gente por motivos que a psicologia não chega a explicar bem.

A Bíblia nos mostra o quanto Deus tem feito com sua mão direita: Com ela Deus nos sustenta (Salmos 18:35); com ela opera a justiça (Salmos 48:10); com ela dividiu em dois o Mar Vermelho (Êxodo 15:6); com ela faz proezas (Salmos 118:15,16).

Claro: Deus não tem mãos. Mas a figura ajuda-nos a pensar em Deus como se ele fosse um ser humano. Com forma e sentimento. Antropomorfismo. Acontece que se Deus usa as suas mãos, as nossas ele também usa. Trabalha com elas. Faz questão de usá-las como instrumentos. Se dizemos a mão do homem dizemos o próprio homem, quando este se dispõe, como corpo e alma, a contribuir com o seu trabalho para a glória de Deus. O intelectual e o operário – um com a inteligência e outro com as mãos – estão todos a serviço de Deus.

Qualquer pessoa que serve a Deus pode exercer essa tarefa: não é preciso que seja um teólogo. Na obra de Deus vale quem faz tudo o que pode e não quem pode fazer tudo.

Deus precisa da nossa mão direita mais do que a esquerda, se não somos ambidestros. Muita gente costuma dar-lhe só a esquerda, que não serve nem para adorá-lo – será que cumprimentamos alguém com a mão esquerda, se não somos canhotos?

Como há outros que se transformam em mão direita de Deus: criativos, diligentes, dedicados, sempre que servem a Deus. Tudo isso, no entanto, feito com simplicidade e discrição. Sem fazer pregão do que fazem. “Nem a mão esquerda deve saber o que faz a mão direita”, ensinou Jesus. “Quando deres esmola não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita” (Mateus 6:3).

Ele também não esqueceu de mencionar a trombeta que os hipócritas faziam tocar quando davam qualquer coisa aos pobres. Claro que é um exagero, uma hipérbole, uma forma inteligente de traduzir o comportamento dos hipócritas. Mas a verdade é que a tentação de aparecer é muito grande para quem dá esmola: se não usa a trombeta pode usar outros instrumentos de publicidade mais eficientes.

A mão direita, se faz mais do que a esquerda, não deve sobressair mais que esta.

Enviar esta mensagem por email Enviar esta mensagem por email

9 comentários para “A Mão Direita”

  1. Talita disse:

    Sempre tive a curiosidade de saber o por que de só sustentar pela mão direita!!
    Obrigado Deus abençoe sua vida!

  2. Raquel disse:

    Achei bastante relevante e oportuna esta palavra.

    Muitos hoje fazem esmolas e “tocam trombeta” pelos quatro cantos da Terra, para que saibam que praticam “boas obras”. No entanto, com isso, pensam ou supoem estarem ganhando a “salvação”.

    Muitos, acreditam que podem cometer qualquer ato ilícito nesta vida, porque já estão “justificados” pelas tais “boas ações” praticadas.

    Ledo engano!

    Quando Jesus disse “não saiba a tua mão esquerda…”, obviamente, sendo Ele Filho de Deus, já sabia quantos fariseus haviam neste mundo.

    O Apostolo Paulo disse, com muita propriedade:
    “Pela Graça (de Jesus) sois salvos, por meio da Fé. (não pelas obras, para que ninguém se glorie de si mesmo.

    Outrosim, há muitos “pseudos cristãos” que usam este versículo de Paulo supracitado para “CONTINUAREM ACOMODADOS EM SUAs LUXÚRIAs”… Não praticam bem nenhum.

    Estes já estão no inferno há muito tempo!

    Abraço carinhoso.
    Raquel.

  3. Fabiane disse:

    …Se Deus não tivesse mãos não seria Deus… E também não teria feito o homem a imagem e semelhança d´Ele!!!
    Todo o restante do texto é até um pouco interessante, mas daí a afirmar que Deus não tem mãos é demais né!!!

  4. DEILSON disse:

    Porque Deus nos coloca a sua direita e não primeiramente a sua esquerda? será que ele é direito e não esquerdo ou a esquerda é amaldiçoada?

  5. Josmariel disse:

    Que teoria absurda é essa de que DEUS não tem mãos. Em Gênesis 1,26 E disse DEUS: façamos o homem à nossa imagem,conforme a nossa semelhança. No livro do profeta Isaías 59,1 esta escrito; Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; e nem seus ouvidos agravados,para não poder ouvir. E no banquete do rei Belsazar, Daniel 5,5 na mesma hora apareceram uns dedos de mão de homem, e escreviam defronte castiçal, na estucada parede do palácio real; e o rei via parte da mão que estava escrevendo.E porventura JESUS quando foi pregado na cruz não tinha mãos? não sei de qual deus você está falando, o DEUS que sirvo tem mãos. 1 Pedro 5,6 humilhai-vos pois debaixo da potente mão de DEUS, para que a seu tempo vos exalte.

  6. pr.maldonado disse:

    que a mao do senhor esteja sobre todos vos para abençoar e guardar vossas vidas.

  7. laury costa disse:

    “obg vc tirou a minha duvida sobre a mao dirreita”

  8. Júnior Henrique disse:

    Muito bem informado com base bíblica, imagino também que Deus tem mãos sim, pelo fato de ser imagem e semelhança dele, logo, se a temos também ele tem. E “Humilhar debaixo da potente mão de Deus” frase copiada na integra da bíblica sagrada é a mais pura verdade. Porém no meu caso, Deus falou comigo e me daria um sonho, e realmente sonhei com minha mão direita removida, mais isso em particular é espiritual, por este motivo pesquisei para identificar qual a influência da mão direita.
    Obrigado a todos que contribuiram para estes esclarecimentos.

  9. RAFAEL disse:

    tenho notado que em muitas igrejas na hora da oferta é dito aos irmãos quem tem 50,00 20,00 10,00 então quem tem 50 levanta a mão e depopis quem tem 20 e depois qum tem 10 e a igreja toda fica sabendo com quanto o irmão contribuiu, até parece que esses pastores nunca leram mateus cap. 6 vers. 1 a 4…

Deixe um comentário

WP Theme & Icons by N.Design Studio
RSS das mensagens RSS dos comentários Log in