L. Roberto Silvado

uma-gota-de-cada-vezRecentemente a cidade de Hong Kong foi coberta por cartazes que mostravam uma gota de água caindo em um copo de água. Cada cartaz tinha uma frase que dizia: “Hong Kong contra a corrupção!”. A mensagem ficou muito clara – integridade ou desonestidade espalha-se pela cidade através dos seus habitantes, um de cada vez.

É muito fácil corromper-se nas coisas pequenas porque elas normalmente não nos parecem comprometedoras ou parecem não fazer alguma diferença para a nossa sociedade. Começamos a pensar: “Por quê não posso omitir estes fatos?”, ou “Por quê não posso acrescentar estas despesas que não existiram no meu relatório de viagem?”, ou “Por quê não posso usar o tempo do meu funcionário para resolver alguns assuntos pessoais? Todo mundo faz isto! Eu serei apenas mais uma gota…” Este é exatamente o conceito de que o copo se enche com uma gota de cada vez! Cada gota determina o conteúdo do copo!

A Bíblia nos fala sobre como alguém pode viver uma vida que agrade a Deus, abençoe a sociedade onde vive e a si mesmo. Esta pessoa trabalha, caminha e fala – “vive uma vida correta, que faz o que é certo, e é sincero e verdadeiro no que diz.” Esta pessoa recusa-se a gastar tempo falando mal dos outros, prejudicando o próximo e “espalhando boatos a respeito dos seus vizinhos”. A consequência de alguém viver assim é que vive em segurança – “Aquele que age assim estará sempre seguro.” Você gosta da idéia de viver em segurança?

Neste dias de eleições devemos avaliar os caminhos daqueles que serão eleitos pois a justiça de uma cidade depende de “cada vereador, do prefeito e da sua equipe” – cada gota faz uma grande diferença! Cada voto somado pode encher a nossa cidade de justiça ou de iniquidade – nós enchemos o “copo” da cidade com cada um dos nossos votos!

Nestes dias em que ser honesto parece forçar-nos a “nadar contra a correnteza” você é desafiado a dar a contribuição da sua “gota de integridade” no seu local de trabalho, vizinhança, família, etc. Quando unimos as nossas “gotas de integridade” somos surpreendidos com o poder que dilui a corrupção e transforma a sociedade, gerando uma vida que abençoa e agrada a Deus!

Para todo aquele que aceita este desafio a promessa de Deus é que serão “bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão fartos.” Vamos “encher” a nossa sociedade com “gotas de integridade”?

Texto Bíblico Utilizado: Salmo 15; Mateus 5:6