Traduzido e adaptado do Campus Journal por Hedy Silvado

Cientistas que criam robôs deparam-se com um problema comum. Eles têm que criar máquinas capazes de trabalhar junto com os imprevisíveis seres humanos. Durante um encontro na Universidade Carnagie Mellon, pesquisadores do mundo inteiro falaram sobre as vitórias e derrotas de seus andróides.

Quando “Minerva” debutou como guia no Instituto Smithsonian em Washington, D.C., as crianças que visitavam o museu não lhe respeitavam. Ao invés de seguir as instruções de Minerva eles pulavam sobre a máquina e tentavam ser carregados por ela. Agora os cientistas deram a Minerva uma voz e uma boca e sobrancelhas que se movem. Agora ela pode franzir a testa quando alguém impede sua passagem e sorrir quando alguém permite que ela passe para continuar liderando o tour.

Um outro robô revolucionário está sendo desenvolvido para ajudar cegos que não são fortes o suficiente para caminhas com bengalas ou cães treinados. Uma máquina diferente planejada para procurar minas provavelmente não necessitará ter a mesma personalidade simpática de Minerva, mas ainda assim terá que interagir com os humanos.

Não há como fugir da necessidade diária de conviver com outras pessoas e as evidências mostram que nós falhamos muitas e muitas vezes, seja com nossos familiares ou amigos. Este problema existe muito antes dos robôs serem inventados.

A Bíblia nos ensina a “suportar uns aos outros e também perdoar uns aos outros, se algum de vocês tem alguma queixa contra alguém. Que cada um perdoe o outro, do mesmo modo que o Senhor perdoou vocês. E, acima de tudo isso, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas” (livro de Colossenses, capítulo 3 verso 4).

Paciência, perdão e amor são frequentemente as últimas coisas que nós queremos oferecer a alguém que nos fez mal. Mas estas qualidades são a chave para conseguirmos trabalhar juntos.

Deus poderia nos ter programado como robôs, mas não o fez. Ao contrário, nos deu o incrível privilégio de escolher nossas atitudes e ações com relação aos outros. Minerva sorri quando as pessoas colaboram. Nós temos a opção de sermos bondosos e simpáticos mesmo quando os outros não são.

Reflita:

Como você se sente quando alguém responde com bondade a sua impaciência ou mal humor?

Para quem (alguém difícil e imprevisível) você tentará responder de forma a mostrar o amor de Deus hoje?

Um bom dia!