Clement Walchshauser - tradução Hedy Silvado

Como foi seu Natal no ano passado, ele foi invadido pelo irritante barulho de videogames? Ou você ficou até às três horas da manhã desempenhando o exaustivo papel de Papai Noel? Embora seja difícil de captar o verdadeiro espírito do Natal não desanime! Uma boa comunicação, planejamento criativo e um esforço consciente são necessários para se conseguir ter um Natal significativo. Vamos lá, não desanime!

Mamãe e papai podem começar compartilhando como foi seu melhor natal. Isto dará um tom positivo à sua conversa. Ao compartilhar, destaque alguns elementos importantes daquelas experiências memoráveis. Este também seria um bom momento para examinar a história de algumas tradições históricas do Natal como mandar cartões de natal. É claro que o objetivo do Natal é celebrar o nascimento de Jesus, mas não passe por cima do óbvio depressa. Compartilhe com sua família a resposta à pergunta: “Se o nascimento de Jesus é a razão do Natal, que presente podemos lhe ofertar como família, junto com os presentes que damos uns aos outros?”

Agora adicione um pouco da franqueza de seus filhos a este primeiro ingrediente da conversa. “O que você mais gostou do último Natal?” seria um ótimo tópico para ser discutido na hora da comida. Os resultados vão ser reveladores.

E não se esqueça dos avós, a colaboração e os conselhos deles serão muito importantes para o sucesso da noite. Os avós são famosos por suas demonstrações de amor na época do Natal, eles por certo terão algo muito especial para relembrar, o que vai colaborar com seu primeiro ingrediente. Mas não espere até o último minuto para colocar estas idéias em movimento, comece hoje, fale com os avós para eles terem tempo para pensar, pois senão terá que esperar até o próximo natal…

Agora vocês estão preparados para prosseguir com esses momentos de compartilhamento em família através de um planejamento criativo. Tome notas sobre a discussão em família de natais passados e adicione novas idéias. Idéias que farão do Natal deste ano uma tradição de família diferente. “Tradições são linhas com as quais tecemos as memórias mais valiosas”.

Experimentem receitas especiais, decorações novas, e se seus filhos estão em idade pré-escolar, faça um bolo de aniversário para Jesus. Escolher uma família menos privilegiada para ser seu Projeto de Natal é uma outra boa idéia. Nas memórias de minha esposa, um dos melhores natais que ela teve foi quando sua família incluiu uma família carente na sua celebração. Ela nunca se esqueceu de ter que voltar várias vezes até aquele casa para encher a banheira deles com gelo para que o perú que eles deram não estragasse, já que eles não tinham geladeira.

Um estudante estrangeiro ou alguém que mora longe dos familiares fica muito solitário nos feriados. Compartilhar uma refeição com ele e aprender como o Natal é celebrado em seu país ou região do Brasil será muito interessante.

Faça algo diferente. Nossa família criou o que eu creio ser uma tradição muito significativa. Nós colocamos esteiras de palha em nossa varanda e dormimos lá na véspera de Natal! Nós aprendemos a valorizar a forma como Jesus chegou a este mundo, num sentido multisensorial. Se você pensa em fazer isto, prepare-se com equipamento adequado para a estação. Na primeira vez que fizemos isto, nosso cachorro se transformou numa ovelha, depois num burrinho, camelo e finalmente em vaca. Nossas crianças agora insistem em dormir lá fora. É uma tradição da nossa família.

Minha motivação para realizar esta aventura foi “reviver” a tradição dos judeus de habitar em abrigos temporários durante a festa dos tabernáculos (conforme está na Bíblia, no livro de Levíticos, capítulo 23, versos 39 a 43). Esta ocasião tinha a intenção de ajudar os israelitas a se aliviar da experiência de vagar pelo deserto. O propósito era o de aumentar a gratidão deles pela provisão de Deus. Dormir em esteiras de palha para lembrar como Jesus e sua família passaram sua primeira noite tinha o mesmo propósito para nós. Crie suas tradições com o intuito de expressar a verdade de Deus de uma forma que sua família nunca se esquecerá.

Uma parte crucial no planejamento inclui os presentes. É bom discutir sobre o limite de preço, o tipo e a quantidade dos presentes. Presentes “feitos” são especialmente significativos, mas você deve começar a confeccioná-los logo para não ficar sem tempo no final. Se escolher fazer os presentes, você vai curtir a atmosfera natalina durante o ano todo. Quando estiver planejando o que dar, não esqueça “das atitudes ou comportamentos”. Uma lista de presentes de atitudes ou comportamentos pode encher uma noite toda. Uma criança pode pedir de presente que “o papai passe todas as sextas-feiras à noite em casa com a gente”.

Num Natal, depois de ler um artigo sobre o assunto, eu dei à minha esposa um pote de vidro cheio de rolinhos de papel amarrados com fitas coloridas. Eram “vales”, escritos à mão, onde eu me comprometia a fazer algo em cada semana do ano seguinte para ela. Por exemplo: vale cuidar das crianças para você ir ao cinema com uma amiga, vale uma boa massagem de 15 minutos nas costas, vale arrumar o quarto da “bagunça”, vale limpar o canil, etc.

Quando planejar seu Natal, não planeje muita coisa. A conversa em família deve dar uma chance para cada membro da família compartilhar seu ponto de vista. Seja flexível.

Para tornar seu compartilhar e planejamento realmente eficaz, no entanto, você precisa de um ingrediente final: um esforço consciente. Para ter uma festa significativa você vai ter que resistir às pressões dos filhos dos vizinhos, dos parentes, amigos e do mundo. Mas “não deixe o mundo te espremer no molde dele”.

Para aliviar um pouco da pressão materialista que o Natal traz, minha esposa e eu tentamos dar às nossas crianças presentes “só porque te amamos” periodicamente. Você pode espalhar presentes surpresa com a explicação “só porque lembramos de você” durante o ano todo. Então quando as campanhas natalinas chegam, nós podemos resistir ao impulso de comparar de acordo com os padrões que estão por aí. Este é um tempo quando estamos tentando compartilhar e reforçar os valores espirituais que nos são tão preciosos. Se houver oposição aos seus planos, explique as razões pelas quais você quer celebrar o Natal com um novo significado. Não deixe que a verdade de Deus fique perdida ou seja descartada juntos com os laços e os papéis de presente.

Então depois de executar suas idéias neste natal, avalie-as usando a mesma receita: comunicação aberta, planejamento criativo e esforço consciente. Isto pode lhe parecer um trabalhão, mas experimentar o impacto espiritual do nascimento de Jesus é gratificante e faz valer à pena o esforço.

Tenha um Feliz e Significativo Natal!

Texto Bíblico Utilizado: Levíticos 23:39-43