L. Roberto Silvado

Quando o ano chega ao seu crepúsculo eu e você somos bombardeados por todos os lados com retrospectivas. Nas rodas de amigos, nos especiais da televisão, nos sites da internet e nos jornais e revistas revemos as cenas que durante o ano nos tiraram o fôlego, falamos sobre as grandes conquistas, as milagrosas resoluções que se concretizaram, as batalhas que travamos … um esforço inconsciente de síntese ocorre na sociedade e nas nossas mentes. Para a maioria de nós as retrospectivas produzem um sentimento de gratidão por sermos tão protegidos, privilegiados e abençoados por Deus.

Neste período do ano aparecem também as perspectivas. Aqueles exercícios que tentam antecipar o que vem pela frente. Todos os anos acontece a mesma coisa: de um lado algum pai de santo ou adivinho afirma que vai morrer um artista ou jogador de futebol e de outro os economistas apostam que a inflação e o crescimento do PIB será de “xis” por cento. A necessidade de “espiar” o futuro faz com que sem avaliação crítica a mídia abra espaço para estas predições e muitos de nós, por incrível que pareça, preste atenção ao que eles falam. É claro que ninguém confere durante o ano se alguma coisa aconteceu de fato.

Eu gostaria de propor um final de ano diferente desta vez. Independente de nós olharmos para trás, retrospectiva, ou para a frente, perspectiva, que nós invistamos algum tempo neste fim de ano para fazer uma “introspectiva” . O desafio é acabar o ano olhando para dentro de si mesmo, para seus pensamentos, desejos e sentimentos. É examinar quais são as motivações que levam você a viver como você vive, é conhecer melhor quem você é.  Para Deus ajudá-lo neste exercício de introspecção você só precisa orar: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações.Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno.”

A vantagem da introspecção é proporcionar a você a oportunidade de avaliar sua conduta e valores, de quebrar a rotina da repetição do erro em sua vida. É por isto que você faz o propósito de ir à academia diariamente no início do ano e no meio de janeiro, já desistiu. Por que isso aconteceu? Aquele amigo pede de novo dinheiro emprestado, e mesmo sabendo que ele não vai lhe pagar, você acaba cedendo mais uma vez. Por que você cedeu?

A introspecção proverá a oportunidade para você explicar para si mesmo a razão para não mudar ou o porquê de buscar a ajuda de Deus e de outros para viver de fato um novo ano com uma nova experiência de vida. Nós não gostamos de ser confrontados com as nossas manias, fraquezas e medos. Porém, não existe outro caminho para crescer, para nos tornarmos pessoas melhores.  Inicie a sua introspecção dizendo para Deus, o seu Pai Celeste:

“Ensina-me a contar os meus dias para que o meu coração alcance sabedoria”.

Tenha um abençoado Feliz Ano Novo!

Texto Bíblico Utilizado: Salmo 139:23,24; 90:12