Guilherme Falcão

Dar presente quase nunca é uma tarefa fácil, principalmente quando conhecemos pouco ou muito os gostos de cada um. E quem de nós não já sentiu um certo constrangimento ao dar um presente e perceber pela expressão facial da outra pessoa que ela não gostou. E quando não gostamos o mais comum é dizermos ou ouvirmos: “É interessante”. Receber presente pode também ser fácil e gostoso para alguns, e difícil e complicado para outros. Um outro detalhe é para quem é o presente e qual a data significativa que se está comemorando. Dar um presente de casamento é diferente de um presente de aniversário e tantas outras datas que as famílias comemoram.

O Natal é uma das datas onde, no mundo ocidental, mais se dá e se recebe presentes no ano. Aliás, não importa se a pessoa é ou não cristã – ela entra em listas de presentes onde trabalha, estuda ou em família e amigos. Geralmente instituições governamentais ou não fazem decorações de Natal, sempre com muitas luzes, assim como em algumas residências pelo exterior e quase todas em seu interior há decorações de Natal. Tudo isto é celebrado com muita comida, bebida, música e outras atrações que tentam colocar em nós o famoso “Espírito de Natal”. Isto algumas vezes pode ser para aliviar a consciência de uma vida egocêntrica, e aí se doa alimentos, roupas ou outros objetos para instituições filantrópicas. Enquanto se celebra o Natal de Jesus, a dificuldade é saber, querer e viver com Jesus no Natal e na vida.

Você já parou para pensar o que representa o natal? Para o cristianismo o Natal significa: “A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel, que significa: ‘Deus conosco.’ ” Jesus é o presente de Deus para a humanidade e ele veio com o propósito de tornar-se nosso Salvador e Senhor. O próprio Jesus disse sobre sua missão: “Eu sou a luz do mundo.Quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.”

De presentes, decorações, luzes e festas de confraternização, a real fraternidade é ganhar e desfrutar o melhor e eterno presente de Deus para a humanidade: Jesus a verdadeira Luz do Mundo. Deixe que ele ilumine a sua vida e experimente a certeza pela fé de ter Jesus, não só no Natal, mas, em todos os dias da sua vida.

Texto Bíblico Utilizado: Mateus. 1:23; João 8:12.