L. Roberto Silvado

Jesus nasceu em uma  época em que os judeus eram dominados pelos romanos. César Augusto, imperador de Roma, ordenou um recenseamento. Porque todos tiveram de se alistar, “cada um em sua cidade natal”, José e Maria foram a Belém – a Belém, que quer dizer “casa do pão”. Segundo as profecias, em Belém é que deveria nascer aquele que veio para ser o alimento de nossas almas. Aquele que se definiu como: “o Pão Vivo descido do Céu”, “o Pão da Vida”, o alimento de vida eterna.

JesusMas quando chegaram a Belém  “não havia lugar para eles, nas estalagens”. Por isso, Jesus nasceu no campo, numa gruta, cercado por animais. Perto estavam uns pastores e ouviram de um anjo a boa nova: “nasceu o Salvador.”  E eles ouviram o canto celestial: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados”.

Os pastores foram a Belém ao encontro do Salvador, do Único que nos pode dar a paz. Mas eles não foram os únicos a visitar Jesus. O evangelista  Mateus nos fala sobre uns magos que viram no Oriente uma estrela e foram também adorá-lo. Conforme antiga tradição eles eram três reis que observavam os astros e estudavam as Escrituras, sabendo por isso que chegara o tempo da salvação.

Aqueles reis, vendo no Menino um Rei maior, “prostrando-se, O adoraram”. Eles ofereceram ao menino “ouro, incenso e mirra”. Ao entregar ouro reconheciam que Jesus era rei. O incenso foi ofertado para aquele que era Deus. A mirra reconhecia naquele bebê um homem mortal, pois com bálsamo de mirra perfumam-se os cadáveres. E os três reis acertaram! Ali estava o Salvador do mundo, o Menino-Deus que nascia para morrer – como homem – pelos pecados dos homens. Já no Seu nascimento cumpre-se a promessa de que Deus enviaria o Seu Filho para todos os homens. Tanto os judeus, representados pelos pastores, quanto os gentios, representados pelos magos, são alcançados pelo amor de Deus.

Ao celebrarmos o Natal de Cristo, O NATAL DAS PROMESSAS CUMPRIDAS, façamos como os reis magos, ofertando a Jesus  “ouro, incenso e mirra”. Ouro para quem é o dono da nossa vida. Incenso da nossa adoração ao único Deus verdadeiro. Mirra da gratidão porque pela Sua morte encontramos vida eterna.

Tenha um Feliz Natal!

Texto Bíblico Utilizado: Lucas 2:1-20; Mateus 2:1-12