Será que esta é uma época feliz para todos?

L. Roberto Silvado

Este período de festas pode ser um período muito difícil para quem ainda está enlutado. É comum percebermos a dificuldade que familiares e amigos tem para conversar mencionando o nome da pessoa que faleceu. Normalmente este receio é fruto de zelo e receio de causar ainda mais dor e tristeza. Porém o que acontece é justamente o contrário – normalmente o que os enlutados precisam é justamente poder conversar sobre aquela pessoa que tanto amam e que não estará com eles neste período das festas de final de ano.

Um capelão afirmou com muita propriedade: “Quando você experimentou a perda através da morte do seu conjuge, do seu filho ou ou da sua filha, de um dos seus pais, este fato passa a gerar uma dor imensa. Quando as pessoas evitam falar os nomes destes queridos ou se recusam de conversar sobre a morte é como se eles perdessem o ente querido de novo”.

A pessoa enlutada precisa encontrar maneiras de falar sobre a pessoa que faleceu. Isto não esta diretamente relacionado com o tempo da morte da pessoa – pode ter sido ontem ou anos atrás. Mesmo que o falar traga lágrimas certamente trará alívio emocional e até um sentimento de alegria. Não force nem ignore, apenas esteja disponível.

A Bíblia diz “alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram”. (livro de Romanos, capítulo 12 verso 15).

Se alguém veio à sua mente enquanto você lia este texto não deixe a correria da vida fazê-lo esquecer. Ore por esta pessoa pedindo o conforto de Deus! Telefone, envie uma carta ou um e-mail ainda hoje! Faça uma visita ou convide para sair e comer alguma coisa juntos! Passar alguns momentos com um amigo enlutado nestes dias de festa poderá ajudá-lo a aliviar o seu fardo

“Lembre de relembrar” que ao ajudar alguém que está sofrendo você estará permitindo que Deus o use para fazer as festas de final de ano de alguém melhor!

Como celebrar o Natal? “Ama o teu próximo como a ti mesmo.” (Bíblia, livro de Mateus, capítulo 22, verso 39).s

Texto Bíblico Utilizado: Mateus 22:39.