Hedy Silvado

Certamente esta data ficará gravada em nossos corações e em nossa memória visual. Estamos em Kearny, New Jersey, e o rio Hudson nos separa de New York. Por entre as casas do outro lado da rua, ontem estávamos apreciando as duas torres do World Trade Center. Hoje as vimos em chamas (ao vivo vimos o segundo avião batendo na segunda torre) e agora os prédios já não existem mais. Todos os canais de televisão estão cobrindo o acontecimento e já se sabe de um atentado no prédio do Pentágono, e que outro avião caiu na Pensilvânia.

Quanta fragilidade! Gente correndo ensagüentada, outros caindo sem poder respirar. Milhares de feridos, milhares de mortos.

Havia também um grupo na rua se alegrando e mostrando a bandeira da Palestina. Fiquei feliz por ouvir um repórter afirmar que a maioria dos povos do Oriente Médio estão de luto como todo o mundo, e que aquela cena nem deveria ter sido mostrada, pois gera ódio, desejo de vingança, e violência gera violência. Como você se sentiria se um querido seu estivesse num daqueles prédios?

Os executores do atentado explodiram junto com os aviões – verdadeiros “kamikases” – e o taliban parece ser o responsável pelos ataques. Será mesmo? Brota no coração das pessoas um sentimento de ódio e de justiça, mas não da justiça inspirada por Deus – que traz as pessoas ao arrependimento e a uma mudança de vida – mas de uma justiça “olho por olho dente por dente”.

Ainda não consegui falar com minha prima que trabalha num prédio próximo do World Trade Center. Estou ansiosa! A filha de nosso amigos estava no outro lado de Manhattan quando tudo aconteceu e ainda não conseguiu chegar em casa.

Que caos! Que medo! Que tristeza! Tantas famílias que não tem nada a ver com as questões políticas desta nação sofrendo perdas de entes queridos.

Presenciar um momento destes na história deste país, e porque não dizer do mundo, me faz refletir no amor de Deus. Você pode pensar que eu estou fora de mim, mas sabe o que eu pensei sobre os “kamikases”? Pobres pessoas, foram queimar no inferno porque ninguém lhes falou do amor de Deus! Os muçulmanos crêem que se morrerem pela “causa” vão diretamente para o paraíso! Num mundo injusto como este, porque inocentes têm de pagar pelos erros dos outros? Por quê? Por quê? Por quê?

Haveria milhares de perguntas sem resposta, mas de uma coisa eu estou certa:

Deus está no controle de tudo! Ele é soberano! Ele é o Todo Poderoso! Ele pode nos sustentar e dirigir em qualquer situação, se o buscarmos de todo o coração. Gosto de uma musica que diz: “Com Cristo é vencer, ou vencer”. Nem a morte, nem a vida, nem principados, nem potestades podem nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus. Eu sempre posso continuar a confiar nele! A escolha é minha e é sua, você pode se desesperar ou confiar.

Pode ter certeza que vai ser difícil confiar que Deus está no controle quando você (ou um dos seus) se sente ameaçado, mas vai ser muito mais fácil vencer se você crer num Deus Todo Poderoso. Ele nos deu o livre arbítrio, porque ele não queria marionetes que lhe obedeceriam e amariam porque estavam programados para isto, mas ele nos fez seres que pensam e que podem decidir amá-lo e a confiar nele.

Num dia catastrófico como este, decida confiar, pois não sabemos quando algo de terrível vai nos atingir de forma mais direta. Viva hoje como se fosse o último dia de sua vida, acerte suas diferenças com seus familiares e amigos, e em especial acerte sua vida com Deus. Entregue sua vida a Jesus, aí você poderá ter a certeza de que “nem a morte, nem a vida, nem atentados terroristas, nem acidentes de trânsito, nem a perda de entes queridos, nem principados, nem potestades poderão o separar do amor de Jesus…” e você viverá com Ele para sempre!

Um abraço!

Texto Bíblico Utilizado: Romanos 8:35-39