Átila

Você tem sogra? Quer ter uma? Você é sogra?! Calma! Existe muito ‘folclore’ em torno da figura da sogra. Mas comportamentos de certas mães (e pais!) surgem para trazer credibilidade ao velho adágio: “Feliz foi Adão que não teve sogra.”

A falta de equilíbrio e entendimento da rotina da vida no relacionamento familiar é que viabiliza o aparecimento de novas ‘sogras’. Quando aquela mãe (ou pai!):

  • Tem a convicção que seu(a) filho(a) não conseguirá viver bem só com o cônjuge;
  • Continua a suprir necessidades financeiras, socorrendo o filho(a) por debaixo do pano;
  • Superprotege-o(a); Age como conselheira tentando resolver os inevitáveis conflitos do casal sem ser convidada;
  • Prioriza sempre seus filhos em detrimento de seu esposo;
  • Enxerga na nora/genro um voraz competidor;
  • Acha que não existe problema com nenhum dos itens dispostos acima…

CUIDADO! você está diante de uma verdadeira, legítima e inerrante SOGRA!

A Bíblia diz que os filhos são como “flechas”. Passamos uma parte importante de nossa vida na missão de torneá-las (princípios / caráter), procurando alcançar a distribuição ideal do peso que influenciará em seu percurso (educação), dando-lhe resistência (formação emocional) para que, enfim, seja despedida e atinja seu alvo (viver com amor, equilíbrio, alegria, paz…) encontrando-se consigo mesma mas, principalmente, com Seu Criador.

Quando os pais querem “guardar a flecha” para si mesmos ou despedi-la atada por um fio curto para que, a qualquer momento, possam trazê-la de volta às suas mãos cometem um grave erro. Primeiro contra si mesmos. Segundo contra os próprios filhos.

Sogros e Sogras, sejam amigos, sempre. Deixem o ombro à disposição. Encham os seus corações das palavras de Deus para que quando as dificuldades chegarem para seu(a) filho(a), ele(a) possa encontrar vida verdadeira, vida em Jesus, a qual preenche espaços, dá equilíbrio e supre necessidades.

Nunca é tarde demais!

Um abraço.