Eduardo Pena

Páscoa é uma daquelas datas especiais do ano que movimenta pessoas, cartões, chocolates. Muitas mensagens a respeito de Jesus embaladas por ovos de chocolate com as digitais de patas de coelho.

Confesso que, mesmo quando criança, nunca consegui fazer a conexão daquilo que, desde cedo aprendi com meus pais e igreja, com aquilo que via nas ruas, escola, televisão e amigos. Sempre me perguntei se as pessoas que, carinhosamente me desejam “uma feliz páscoa” têm noção de fato do que falam. O chamado “verdadeiro significado da Páscoa” que remete aos relatos bíblicos sempre me pareceu estranhamente distante ou meramente “embrulhado” nesses movimentos todos. Lamentável.

Lamentável porque a mensagem cristã que dá o significado da Páscoa é muito mais abrangente, profunda e libertadora do que os desejos bem intencionados, adocicados e felpudos que comumente movimentam o feriado da chamada Semana Santa. Na verdade, a própria Páscoa judaica é re-significada por Jesus. Ou melhor, com Jesus a Páscoa ganha seu verdadeiro significado. A figura do cordeiro e do sacrifício libertador registrada em Êxodo 12 era uma sombra que apontava para a cruz de Cristo.

Com Jesus a Páscoa revela-se uma celebração que inclui toda a humanidade e não somente um povo restrito. Fala de uma dimensão espiritual que atinge a eternidade e não somente uma dimensão política presa ao tempo da nossa cronologia. Um memorial que aponta para libertação das profundas correntes que escravizam a alma de todas as pessoas: o pecado.

A Páscoa de Jesus, portanto nos enche de esperança porque trata da promessa feita pelo próprio “Cristo, nosso Cordeiro pascal que foi sacrificado” (I Cor 5:7), o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1:29) uma vez que “foi morto e com seu sangue comprou para Deus gente de toda tribo, língua, povo e nação” (Ap 5:9). Por isso as palavras de Cristo sobre os elementos pão e vinho: “…dado e derramado em favor de vocês”. Páscoa é doação. Doação substitutiva. Fomos diretamente (e imerecidamente) favorecidos pelo Cristo que se deu em nosso lugar e a nosso favor.

Pedro, o Apóstolo, entendeu isso: “Pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito, conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês. Por meio Dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus”. (I Pe 1:20,21)

“Feliz Páscoa” então tem significado profundo para nós. Mais do que um simples desejo de algo bom, é uma realidade alicerçada na obra e nas promessas oriundas da cruz de Cristo…e não de um bonito embrulho de chocolate.

 

Texto Bíblico Utilizado: Lc 22:19,21