Átila

apatia-x-empatiaEm todas as relações humanas envolvemos sentimentos que nos aproximam ou afastam das outras pessoas. Se você analisar as últimas horas, irá notar que dois sentimentos quase sempre estão presentes são a apatia e a empatia. Um deles nos leva a enxergar além dos clichês relacionais (“Olá, como vai?”) que todos insistimos em empregar, por educação ou por medo de mostrarmos o que realmente está se passando no nosso mundo interior. Este sentimento nos leva a perceber que a outra pessoa precisa de ajuda, precisa de um amigo que possa parar alguns momentos para ouvir, partilhar a carga. O mais interessante é que muita gente seria ajudada pelo simples fato de alguém achegar-se demonstrando que notou algo errado, o problema que está afligindo, e que gostaria de ajudar de alguma forma.

Você já sabe qual é este sentimento? É claro, a empatia.

Mas a rotina, a falta de habilidade para desenvolver relacionamentos verdadeiros e significativos e a concorrência por ‘um lugar melhor ao sol’ nos mostrou o “único caminho” da felicidade que prioriza o trabalho, a ascensão profissional, os bens que podemos conseguir como fruto de nosso esforço. Algo que é sadio e faz parte da vida de qualquer ser humano equilibrado!. Porém este tipo de postura dá início a um processo de fechamento, individualismo (em vez de individualidade), e a terrível apatia. Esta é um estado que inicia-se aparentemente sem importância, controlado, mas que com o passar do tempo tende a assumir o seu lugar no centro das reações emocionais e mentais ante a outras pessoas e seus traumas e realidades. Parece que ter 45 canais de TV diferentes, não precisar sair de casa para fazer uma refeição, alugar um bom filme ou comprar remédios, navegar pela Internet sob quaisquer disfarces ajuda tremendamente na instalação da apatia como regra e não exceção!

Precisamos urgentemente rever nossa vida e prioridades. Pense um instante no que a Bíblia nos tem a dizer sobre isso:

“Alegre-se com quem se alegra e chore com os que choram.
O amor seja vivido sem hipocrisia (máscaras)…”

A Bíblia volta a nos dar uma aula de vida mostrando que a empatia traz benefícios tremendos às relações interpessoais em qualquer lugar e ocasião, desde o casamento e a vida em família até o ambiente de trabalho. É bom ver pessoas que já compreenderam este princípio motivadas e produzindo, entendendo que as pessoas tem prioridade sobre as coisas e que 5 minutos de empatia em seus relacionamentos acrescenta um tipo de realização que nenhum bem material pode trazer. Os empáticos são pessoas que encaram a vida e as situações de maneira mais humana e munidos por uma desenvoltura que alivia tensões, estresse e as prepara para receber o melhor!

Quero deixar um desafio a você. Que tal voltar agora para seu ambiente de trabalho ou família e em silêncio por um minuto encará-los como pessoas, gente que tem necessidades que vive traumas e machucaduras que você bem pode ajudar a curar. Depois procure levar uma palavra de conforto a alguém que você sente que mais necessita… Deus ajudará você nesta tarefa especial.

Tornar-se amigo nas horas de tristeza (e de alegria também), como a Bíblia nos recomenda, pode abrir portas de relacionamento e amizade que você nunca sonhou ter! O que está esperando? Comece agora mesmo!

Jogue fora a apatia! VIVA A EMPATIA!