Você sabia que pode usar parte do Imposto de Renda a ser pago, e direcioná-lo para uma instituição assistencial de sua preferência? Na prática, você está decidindo sobre a aplicação do seu imposto de renda (o valor já não era seu mesmo), e aplicando ele diretamente em uma obra social que você conheça. Em resumo, você escolhe para onde parte do seu Imposto de Renda vai. Para a Receita Federal ou para uma outra instituição.

Como funciona: você pode fazer doações de até 6% do valor do seu imposto de renda a pagar, e deduzir esse valor do imposto a pagar do próximo ano.

Veja os requisitos:

  1. Você vai ter que fazer a declaração do IR completa (a simplificada não permite inserir a dedução da doação)
  2. A instituição tem que ser cadastrada corretamente. Ela deve estar associada ao um Conselho Municipal ou Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.
  3. Você deve fazer a doação ainda este ano, e declará-la no próximo ano. A doação normalmente é feita através do site da prefeitura do município, onde você indica qual a instituição que irá receber o valor.

Para saber qual o valor máximo que você pode doar e fazer o desconto, veja a sua declaração de IR no ano passado. Aplique 6% sobre o valor de imposto a pagar. Se a sua situação financeira não mudou muito do ano passado para cá, esse é o valor máximo que você pode doar e fazer a dedução.

Mais informações:

  •  Reportagem na Globo.com

http://g1.globo.com/economia/imposto-de-renda/2013/noticia/2012/12/contribuinte-pode-abater-doacoes-do-imposto-de-renda-2013.html

  • Tributo a Cidadania (Informações Gerais sobre o procedimento e legislação)

http://www.tributoacidadania.org.br
http://www.tributoacidadania.org.br/Tributo.php?texto=TiraDuvidas

  • Como fazer o cálculo aproximado do imposto a pagar (Site da Receita Federal)

http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/Simulador/SimIRPFMensal.htm

  • Site da prefeitura de Curitiba, para efetuar a doação à entidades desta cidade. Basta escolher a entidade na própria página.

http://criancaquerfuturo.curitiba.pr.gov.br/
http://criancaquerfuturo.curitiba.pr.gov.br/geral/doacao.aspx

  •  Site da prefeitura de São Paulo, para efetuar a doação à entidades desta cidade. Basta escolher a entidade na própria página.

http://fumcad.prefeitura.sp.gov.br/forms/frmdoacao.aspx

  •  Informações sobre a dedução do imposto a pagar (Site da Receita Federal)

http://www.receita.fazenda.gov.br/Pessoafisica/IRPF/2009/Perguntas/DeducoesImpostoDevido.htm

Se você não sabe a quem doar, posso dar uma sugestão: Lar Batista Esperança, em Curitiba – instituição que cuida de crianças abandonadas e que são encaminhadas, pela Justiça, para cuidados especiais. http://www.lbe.org.br

Não perca essa oportunidade e lembre-se, esse dinheiro jã não é seu mesmo. Por que não decidir quem vai usá-lo.